30/06/2023 09h43 - Atualizado em 30/06/2023 11h01

Sejus recebe comitiva da Secretaria da Segurança de Minas Gerais

A Secretaria da Justiça (Sejus) recebeu, nesta semana, representantes da Secretaria da Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG) e do Tribunal de Justiça do Estado mineiro (TJMG). O objetivo da visita foi conhecer os serviços de saúde ofertados nas unidades prisionais do Espírito Santo, considerado uma referência nacional.

Na ocasião, a comitiva visitou a Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), a Unidade de Saúde do Sistema Penal (USSP) e o Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2). A chefe de gabinete da Secretaria da da Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Patrícia Costa de Mello, destacou que o Espírito Santo é referência em políticas de saúde prisional.

"O Estado de Espírito Santo tornou-se referência no desenvolvimento de políticas de assistência à saúde do público privado de liberdade, além de apresentar bons resultados na custódia e ressocialização. O sistema penitenciário mineiro é robusto e os percalços são diários. Por esse motivo, as oportunidades de troca de experiências e boas práticas são enriquecedoras e de extrema relevância na busca de soluções para os desafios da segurança pública", disse Patrícia Costa de Mello.

“O Espírito Santo sempre inovou em projetos sociais. Fico emocionada ao ver o  tratamento humanizado no sistema prisional capixaba. As ações são realizadas com verdadeiro amor e entrega, profissionais altamente capacitados e condições de trabalho favoráveis”, disse a desembargadora Márcia Milanez, coordenadora do Programa de Atenção ao Paciente Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A gerente de Saúde Prisional da Sejus, Janaina Arenas Cavadas de Sousa Mendes, afirmou que os serviços de saúde de atenção básica são ofertados em todas as unidades prisionais do Estado, com atendimento regular para toda a população carcerária. Os casos em que há necessidade de assistência médica de alta complexidade são encaminhados ao serviço de referência da rede pública de saúde Estadual ou municipal, de acordo com o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas unidades prisionais também é ofertado atendimento odontológico e psicossocial.

“Foi uma grande honra receber a comitiva de Minas Gerais e apresentar nosso sistema de saúde. A Sejus é referência nacional na oferta do serviço ao sistema prisional e apresentar nosso modelo de gestão, contribuir com boas práticas, é motivo de orgulho para nós. Foi uma excelente experiência, com muita troca de conhecimento”, enfatizou Janaina Mendes.

“A visita ao Espírito Santo foi muito proveitosa, pois o conhecimento de realidades diferentes nos permite aperfeiçoar e ratificar as boas práticas que temos empregado em Minas Gerais”, salientou o juiz de Direito e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro.

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856