Sejus recebe representantes da Incarceration Nations Network (INN)
A Secretaria da Justiça (Sejus) recebeu na manhã dessa terça-feira (03) representantes da Incarceration Nations Network (INN), instituição internacional que promove oportunidades de educação para presos e egressos do sistema prisional de várias partes do mundo.
Na ocasião, eles puderam conhecer os projetos de ressocialização desenvolvidos no sistema prisional capixaba e o programa educacional voltado para a população carcerária do Estado. As visitas também foram realizadas em três penitenciárias do Complexo de Xuri, em Vila Velha.
Baz Dreisinger, diretora-executiva da Incarceration Nations Network (INN), informa que estuda uma possível parceria com o Espírito Santo, para oferta de bolsas de estudo de Educação Superior para internos e egressos.
“Acreditamos que a educação de qualidade tem um poder transformador na vida das pessoas encarceradas e egressas do sistema prisional. A educação superior é necessária e uma medida importante para mudar o cenário de violência no mundo. Já desenvolvemos iniciativas assim em estados brasileiros e não descartamos iniciar essa parceria com o Espírito Santo”, observou.
Baz Dreisinger é autora do premiado livro Incarceration Nations: A Journey to Justice in Prisons Around the World e fundadora do Projeto Reintegrar, Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade. No Brasil, a iniciativa é desenvolvida nos estados do Maranhão e São Paulo.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou que a Sejus está de portas abertas para receber novas parcerias. “Foi uma visita muito produtiva, quando apresentamos o Programa de Ressocialização da Sejus, e detalhes da oferta da educação nas prisões que é desenvolvida no Espírito Santo, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). Foi um encontro importante para divulgar as ações do sistema prisional capixaba e estudar uma possível parceria, que possa abrir ainda mais possibilidades de mudança de vida para as pessoas privadas de liberdade e egressas no nosso Estado”, disse.
Atualmente, 54 internos do sistema prisional do Espírito Santo estão matriculados no Ensino Superior.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856