23/10/2020 15h21 - Atualizado em 23/10/2020 15h45

Sejus recebe representantes do Instituto Nacional de Reabilitação do Uruguai

Representantes do Instituto Nacional de Reabilitação do Ministério do Interior do Uruguai estiveram no Espírito Santo, nessa quarta-feira (21), para conhecer o modelo de gestão das unidades prisionais capixabas. A visita incluiu a Penitenciária de Segurança Máxima 2 e Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), no complexo de Viana, além do Centro Prisional Feminino de Cariacica, em Bubu, Cariacica.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, a visita dos uruguaios ao Espírito Santo só reforça a importância do Sistema Penitenciário capixaba no cenário nacional e internacional.

“Para nós é uma honra receber representantes de outro país, como o Uruguai, que está em busca das boas práticas desenvolvidas na gestão das unidades prisionais do Estado. Isso mostra que o Espírito Santo é modelo para outros estados da federação e até para outros países da América do Sul. Temos um sistema seguro, controlado, com eficiência operacional e administrativa, e focado na ressocialização de pessoas”, destacou Luiz Carlos Cruz.

A deleção uruguaia foi composta pelo Comissário Maior Gustavo Daniel de Los Santos Anibal e do subcomissário Carlos Alberto Diaz Jorge.

“O Espírito Santo tem uma política de recuperação e pensa a longo prazo, sem descuidar da disciplina e da segurança. O sistema prisional do Uruguai está quase saturado, operando bem acima de sua capacidade. Por isso, viemos em busca de soluções a curto prazo para dar uma resposta rápida ao problema. Construir novas unidades leva tempo e necessita, sobretudo, de uma gestão para funcionar. Nosso objetivo é agregar o que vimos no Espírito Santo à nossa realidade. Vimos que o Estado está dentro das unidades prisionais, oferece toda estrutura – uniforme, alimentação, trabalho ao preso -, e isso tudo agregado à boa gestão, à liderança e com profissionais capacitados e comprometidos com a ressocialização”, ressaltou Gustavo Daniel de Los Santos Anibal.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard