11/09/2019 13h27

Sejus recebe visita de representantes da Seris, de Alagoas

Representantes da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) de Alagoas estiveram no Espírito Santo para conhecer um pouco mais do sistema prisional capixaba e a cooperação entre instituições que compõem o sistema de Justiça.

A assessora de Governança e Transparência, Rídina Motta, e a chefe de Reintegração Social da Seris, Sônia Regina, puderam acompanhar na segunda-feira (09), a realização das audiências de custódia no Complexo de Viana. No dia seguinte, elas conheceram as ações desenvolvidas pelo Escritório Social, um dos eixos do programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), implantado de forma pioneira no Espírito Santo.

“A visita ao complexo de Viana nos mostrou que o instrumento da audiência de custódia é muito mais eficaz quando há cooperação entre o Judiciário e os agentes de Segurança Pública, de forma a aproximar e dinamizar a realização das audiências. A integração entre os partícipes, a realização dos atendimentos psicossocial antes da realização das audiências, bem como a proximidade do local de custódia e do local de audiência, são medidas que devem servir como parâmetro para o aperfeiçoamento dessas ações nos outros estados da Federação. Saímos daqui com uma série de boas práticas para implementar no Estado de Alagoas”, ressalta Rídina Motta.

De acordo com as representantes da Seris, a visita técnica ao Escritório Social só evidencia o trabalho de reintegração do egresso. “Ficamos muito felizes em conhecer a equipe, seu empenho e dedicação a esse público que normalmente é esquecido após a saída do cárcere. A forma como a equipe do Escritório busca oportunizar a solução de demandas àqueles que saíram do sistema prisional é um referencial para a implantação desse equipamento público em Alagoas, bem como para o aperfeiçoamento de práticas cotidianas de reintegração social”, destaca Motta.

Sobre o Escritório Social

Localizado no Centro de Vitória, o Escritório Social reúne atendimentos e serviços diversos que são ofertados aos egressos por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.

Entre os serviços oferecidos pelo órgão, estão o atendimento psicossocial e encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, oferta de trabalho, emissão de documentação civil, acesso a redes de Ensino, Saúde, redes socioassistenciais, entre outros.

Contato:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar). Telefone: 3132-2012. E-mail: saef@sejus.es.gov.br

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard