09/05/2025 14h23

Sejus reforça segurança nos centros de detenção provisória com implantação de videomonitoramento inteligente

A Secretaria da Justiça (Sejus) deu um passo importante na ampliação da segurança nas unidades prisionais do Estado, ao implantar o sistema de videomonitoramento perimetral em mais dois Centros de Detenção Provisória (CDPs). Além do CDP da Serra, que implantou a tecnologia no mês passado, agora, as unidades de Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim também contam com monitoramento inteligente.

A prioridade na instalação do sistema nessas unidades foi motivada pela localização geográfica e por estarem fora de complexos prisionais com maior aparato de segurança. “Por estarem em regiões isoladas, essas unidades apresentam maior vulnerabilidade a fugas e atividades suspeitas, tornando a tecnologia uma ferramenta essencial para reforçar a segurança e prevenir incidentes. Nossa meta é instalar o sistema de videomonitoramento perimetral em mais sete unidades prisionais do Estado, de diferentes regimes”, disse o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

O sistema utiliza Inteligência Artificial (IA) para monitorar o perímetro externo em tempo real, identificando atividades suspeitas ou tentativas de fuga de forma rápida e eficiente. Cada unidade foi equipada com 16 câmeras de alta tecnologia, que contam com recursos infravermelhos e microfones embutidos capazes de detectar sons como gritos, tiros ou quebras de vidro, oferecendo uma vigilância contínua, 24 horas por dia, sem interrupções.

Além dos CDPs da Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim, o sistema será implantado também nos Centros de Detenção Provisória de Marataízes e São Domingos do Norte e Linhares, nas Penitenciárias de Segurança Máxima 1 e 2, na Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 (PEVV1) e na Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2) ainda este ano.

Para a implantação da tecnologia, a Sejus investiu cerca de R$ 10 milhões na aquisição de 80 câmeras e seus componentes de gerenciamento. O contrato foi firmado com o Consórcio Motorola Solutions Minas Gerais.

Central de monitoramento

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sejus, Rodolfo Nascimento, após conclusão do sistema perimetral nas unidades, a meta é criar uma central de monitoramento remota para o acompanhamento das imagens captadas nas unidades.

“Atualmente, esse monitoramento é feito na própria unidade prisional onde o sistema foi instalado, mas já estudamos implantar uma central de monitoramento remota, com integração junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). A ideia é aumentar o potencial de vigilância das unidades, com acionamento imediato de demais forças policiais”, disse Rodolfo Nascimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard