26/03/2024 15h06 - Atualizado em 27/03/2024 07h38

Sejus, Senappen e UNODC promovem Treinamento em Segurança Orgânica

A Secretaria da Justiça (Sejus) sedia, em Vitória, o Treinamento em Segurança Orgânica. Cerca de 40 policiais penais do Estado participam da capacitação entre esta terça-feira (26) e quinta-feira (28). O treinamento é promovido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Secretaria Nacional de Políticas Penas (Senappen), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e é realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).  

Os participantes serão preparados para implementar e manter medidas eficazes de segurança dentro das unidades prisionais do Estado. O curso é ministrado por Policiais Penais Federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Durante o treinamento, os participantes terão acesso a diversos conteúdos ligados à segurança orgânica, entre eles Conceitos de inteligência e contrainteligência; Ameaças; Conceitos de gestão de Risco; Análise de Risco; Plano de Recrutamento Administrativo; Controle de segurança no desempenho da função; Classificação da informação; Segurança no armazenamento; Conceito sobre segurança das instalações; Planejamento e Medidas de proteção; Implementação de barreiras;  Medidas eletrônicas; Cuidados com a privacidade; Proteção aos sistemas informatizados; Plano de Segurança Orgânica; entre outros assuntos.

“Essas competências são essenciais para garantir que nossos policiais penais estejam preparados para identificar, mitigar e responder às ameaças possíveis ao sistema prisional. Temos investido na capacitação dos servidores com o objetivo de aprimorar ainda mais a gestão da segurança das unidades. O intuito é prevenir ameaças, criar um ambiente ainda mais seguro e preparado para qualquer situação de crise”, explicou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard