06/12/2016 18h47

Servidor da Sejus se destaca em curso realizado pela Polícia Civil

O inspetor penitenciário José Carlos Teixeira, que atua na Diretoria de Operações Táticas (DOT), conquistou o primeiro lugar no 3º Curso de Operações Policiais (COP), realizado pela Polícia Civil, por meio do Grupo de Operações Táticas (GOT), e pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Do total de 24 participantes, de forças policiais de todo o País, apenas 14 concluíram o curso. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi representada por cinco servidores e todos conseguiram concluir as instruções e se formar.

Além do inspetor José Carlos Teixeira, participaram do curso o diretor de Operações Táticas (DOT) Fernando Bastos Vieira, e os inspetores Vinícius Nogueira do Nascimento e Jairo Luís Gonzaga Junior, ambos da DOT, além de Leonardo Zacarias Gonçalves, que atua na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen).

O bom desempenho dos servidores da Sejus no curso foi comemorado por todos os participantes. “Estamos muito honrados, pois todos os representantes da Sejus concluíram o curso e, mais ainda, por ter um integrante da DOT como primeiro colocado. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, reforçou o diretor Fernando Vieira.

Vieira também destacou a relevância do curso para a formação técnico-operacional dos profissionais. “Esse curso prepara os servidores para agir em situações de alta complexidade e promove a interação entre as forças de segurança”.

Por ter sido o primeiro colocado nas avaliações, o inspetor José Carlos Teixeira recebeu uma pistola, cedida pelas Forças Taurus. “Fiquei muito feliz com esse resultado. Qualquer um que ganhasse seria merecedor, pois todos se esforçaram muito e se ajudaram. O que vale é a união do grupo. O curso foi enriquecedor, com instrutores muito capacitados. Foi uma experiência muito boa”.

O curso

O Curso de Operações Policiais teve início no dia 07 de novembro e foi realizado na Acadepol e na sede do GOT. Durante o COP, os participantes cursaram 16 disciplinas como Deslocamento Tático/ Aproximação Cerco e Transposição de Obstáculos; Armamento e Tiro; Entradas Táticas/ Resgate de Refém e Adaptação em Altura e Salvamento Aquático.

Os participantes foram avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução, sendo exigido um nível de bom aproveitamento para obterem a aprovação final.

A cerimônia de formatura ocorreu na segunda-feira (05), no auditório Eduardo Ponzo Peres, da Chefatura de Polícia, em Vitória. Estiveram presentes o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon; o coordenador do GOT, delegado Fabrício Dutra; o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel e o subsecretário de Estado da Justiça, Alessandro Ferreira de Souza.

Seleção de candidatos

Para fazerem parte do 3º Curso de Operações Policiais (COP), 24 participantes foram submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira de homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda a realização do Teste de Aptidão Física (TAF), realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na sede do GOT.

Os candidatos tiveram de realizar cinco tipos de exercícios – corrida, flexão na barra fixa, abdominal remador, flexão de braço e natação -, com caráter eliminatório e classificatório. Os que alcançaram os melhores índices foram considerados aptos a participar do curso.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664