Servidores da Diretoria de Operações Táticas participam de capacitação promovida pela Receita Federal
Durante as aulas, os servidores aprendem como manejar os animais, técnicas de comportamento e treinamento dos cães, visando utilizá-los como aliados e ferramenta para a solução de casos variados como fiscalizações, revistas e apreensão de material ilícito.
Além disso, na próxima segunda-feira (25), os servidores do GOC e dois cães participarão do 7º curso de capacitação de condutores e cães farejadores, promovido pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF) da Receita Federal. O curso terá a duração de cinco semanas e é aberto a servidores da área de segurança pública de todo o Brasil.
Para o diretor de Operações Táticas, Fernando Bastos Vieira, o curso é de suma importância para as atividades da DOT. "Essas capacitações elevarão os trabalhos realizados pelos servidores que atuam na diretoria. Teremos cães aptos a encontrar qualquer tipo de material, reforçando a segurança no ambiente prisional", afirmou.
GOC
A Diretoria de Operações Táticas (DOT) conta com o Grupo de Operação com Cães (COC), que possui um canil, onde aloja e adestra cães de trabalho. O objetivo é treinar os animais para busca e apreensão de entorpecentes, segurança de unidades prisionais e recaptura de presos foragidos.
Os animais também serão utilizados em situações em que houver suspeita de que o visitante está tentando entrar na unidade com materiais ilícitos. Para atender ao novo grupo, a Secretaria criou também uma enfermaria e um depósito para armazenagem de ração e remédios.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664