11/12/2014 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 16h58

Servidores da Sejus comemoram vitória no Prêmio Humaniza 2014

Os vencedores do Prêmio Humaniza Ciclo 2014 foram anunciados na noite desta quarta-feira (10), em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Participaram da disputa servidores públicos estaduais que atuam no sistema penitenciário capixaba e que desenvolvem ações humanizadoras.

Ao todo, 38 projetos concorreram entre si. As iniciativas foram avaliadas em três categorias: Atitude Humanista, Gestão Humanizadora e Projeto Humanizador. Para cada categoria foram declarados três vencedores.

A cerimônia de premiação contou com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), sob a regência do tenente-coronel Trisck. A banda interpretou músicas de Michael Jackson e Whitney Houston e o Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do prêmio para os servidores penitenciários. "É muito bom estar aqui pela segunda vez consecutiva, entregando este prêmio a servidores qualificados e empenhados. Nós conseguimos pensar em ações que estejam em sintonia com a sociedade, com a segurança do cidadão e a ressocialização de quem está no sistema prisional. Parabenizo a todos pelo imenso esforço para fazer o nosso sistema prisional ser referência no país", destacou o governador.

Já o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, destacou as motivações para que o prêmio seja um verdadeiro sucesso. "A concretização da segunda edição do Prêmio Humaniza coroa duas diretrizes: a valorização dos servidores e a promoção dos direitos humanos. Trabalhamos em um sistema prisional árido, seco, mas as iniciativas que surgem são dedicadas e permitem que atitudes cresçam e gerem frutos. Quero parabenizar a todos os ganhadores e todos os servidores que lutam por um sistema cada vez mais justo", frisou o secretário.

Estiveram presentes na cerimônia a coordenadora do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária, Ana Maria Caracoche, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, o subsecretário para Assuntos Administrativos da Sejus, Ailton Xavier, e o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Rogério Duboc Fajardo.

Também prestigiaram o evento a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Nara Borgo, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Homero Mafra, o assessor especial da Presidência do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCR-ES), Luis Dalvi, além de representantes do Movimento Popular de Vila Velha e servidores da Sejus.

Premiação

Os vencedores de cada categoria foram premiados com o Troféu Humaniza e receberão um kit de equipamentos eletrônicos. Para a categoria Atitude Humanista, a premiação é um notebook e uma máquina fotográfica digital. Para as outras duas categorias, um projetor multimídia é acrescentado ao kit. Os kits serão destinados às unidades prisionais, gerências ou núcleos em que as ações vencedoras são executadas.

Humaniza

O Prêmio Humaniza foi criado pela Sejus em 2013, por meio do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária, e tem o objetivo de estimular, identificar e reconhecer as práticas humanizadoras desenvolvidas por servidores públicos integrantes do sistema penitenciário capixaba, evidenciadas em atitudes, práticas de gestão e projetos.

A iniciativa avalia a qualidade das práticas humanizadoras, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação e o nível de melhoria na qualidade de vida dos servidores e dos internos a partir de sua execução, ou seja, o seu impacto positivo na gestão humanizada do sistema prisional.

Por meio do Prêmio Humaniza, a Secretaria de Justiça promove o desenvolvimento de uma cultura empreendedora e de inovação permanente no contexto do serviço prisional, valorizando o servidor e estimulando o seu compromisso com a ética, o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Além disso, estimula a humanização, capaz de proporcionar condições dignas de trabalho para os servidores, bem como tratamento justo e respeitoso com os internos e seus familiares.

Confira os vencedores do Ciclo 2014 do Prêmio Humaniza:

Categoria Atitude Humanista

SEBASTIÃO NOGUEIRA GAMA