Servidores da Sejus participam da campanha ‘Outubro Rosa’
O valor arrecadado ajudará as pacientes portadoras da doença, que não possuem recursos para dar seguimento ao tratamento.
Desde que a campanha foi oficialmente lançada no dia 1º de outubro, os servidores da Sejus têm demonstrado apoio à causa. Além de usarem a cor da campanha, os servidores estão realizando diversas atividades, em várias unidades prisionais do Estado.
As atividades não se limitam apenas aos servidores. Os familiares dos internos que cumprem pena na unidade também estão sendo conscientizados sobre as causas e consequências do câncer de mama. De acordo com a médica do Centro de Detenção, Alda Regina M. G. Toledo, a iniciativa é extremamente importante. "Cuidar da saúde não é apenas um ato de prevenção, mas também é um gesto de amor", frisou.
Já no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), a programação começou no dia 03 de outubro. Os servidores e colaboradores da unidade prisional iniciaram a campanha com um café da manhã especial, logo após, assistiram a uma palestra ministrada pelas nutricionistas Patrícia Leal e Patrícia Rocha, que falaram sobre alimentação saudável.
Ainda para demonstrar o apoio à campanha, às quintas-feiras e sextas-feiras, os servidores utilizam uma camisa cor de rosa. Além disso, a campanha na unidade prisional também inclui atividades como a 'zumba rosa', uma caminhada dentro da unidade prisional, palestras, um bate-papo com pacientes do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e uma missa que será conduzida por um padre da Pastoral Carcerária do município. As atividades também se estendem às internas que trabalham na unidade prisional. Às quintas e sextas-feiras do mês, elas utilizarão um laço cor-de-rosa, simbolizando o apoio à campanha contra o câncer de mama.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram ao movimento em favor da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.
No Espírito Santo, as ações do Outubro Rosa são coordenadas, desde 2010, pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). O mês é marcado por uma programação intensa envolvendo instituições públicas, privadas e o terceiro setor.
Entre as ações de conscientização que acontecem durante o mês de outubro, a mais simbólica é a iluminação rosa que toma conta de monumentos históricos, prédios públicos e privados, chamando atenção para a campanha e sua importância. As atividades da campanha incluem ainda palestras educativas, campanhas de doação, atividades culturais e esportivas, oferta de exames gratuitos.
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto