30/08/2017 12h25 - Atualizado em 01/09/2017 17h36

Servidores da Sejus participam da abertura da Semana da Pátria

Servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participaram, nesta sexta-feira (1º), da abertura da programação comemorativa da Semana da Pátria, realizada na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

Na ocasião, foi realizado o acendimento do fogo simbólico da Pátria e um flashmob com apresentação das Bandas de Música da Polícia Militar, do 38º Batalhão de Infantaria e da Escola de Aprendizes-Marinheiros.

Os servidores Gladson Rossi, Welbert Braga, Jakeline Sacht e Paulo Vila, da Diretoria de Operações Táticas (DOT), e o servidor Wilson Rodrigues, da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), participaram do revezamento que conduziu o fogo simbólico da Pátria até o 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha. A corrida contou com a participação de representantes das Polícias, da Sejus, do Exército e de outras instituições.

Neste sábado (02), a programação da Semana da Pátria continua com a realização dos Jogos da Pátria, na Praia de Camburi, em Vitória, a partir das 8 horas. Servidores da Diretoria de Operações Táticas representam a Sejus na disputa que terá provas de cabo de guerra, vôlei de praia e pista de obstáculos.

Equipes do 38º Batalhão de Infantaria, da Escola de Aprendizes-Marinheiros, da Capitania dos Portos, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e das Guardas Municipais de Vitória e de Vila Velha também participarão dos jogos.

Neste final de semana, no sábado (02) e no domingo (03), também serão realizadas exposições de atividades operacionais das forças de segurança em shoppings da Grande Vitória. A Sejus terá um estande no Shopping Boulevard, em Vila Velha (Rodovia do Sol, 5000, Itaparica).

No local, o público poderá conferir materiais usados nas atividades dos inspetores penitenciários, um manequim com todo o fardamento e equipamentos de proteção individual, além de uma oficina de pintura de rosto para crianças e demonstrações de adestramento de cães para detecção de entorpecentes e também de um filhote do canil do Grupo de Operações de Cães, da DOT.

No sábado, o cão filhote poderá ser visto no estande das 10 às 15 horas e, no domingo, das 13 às 18 horas. Já as demonstrações do treinamento dos cães da DOT ocorrerão, no sábado, às 17h, às 18h e às 19 horas. No domingo, elas serão realizadas às 15h30, às 16h30 e às 17h.

No domingo (03), às 14h30, também será realizado um flashmob com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

Os expositores que serão usados no estande são feitos com madeira reciclada a partir da reutilização de paletes, produzidos por detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III).

Desfile Cívico

Neste ano, o desfile de 7 de setembro será realizado em Linhares. Essa é a primeira vez que o desfile ocorrerá fora da Região Metropolitana. Organizado pela Casa Militar, órgão subordinado ao Poder Executivo Estadual, a solenidade contará com a participação de 1,7 mil homens das Forças Armadas, escolas e sociedade organizada. A Sejus será representada no evento pela Diretoria de Operações Táticas.

Programação da Semana da Pátria:

Sábado (02)

Jogos da Pátria

Disputa de cabo de guerra, pista de obstáculos e vôlei

Local: Praia de Camburi, em Vitória, próximo ao Píer 04

Sábado (02) e domingo (03)

Estandes das atividades operacionais nos shoppings

Exército Brasileiro: Shopping Vitória, em Vitória

Marinha do Brasil: Shopping Praia da Costa, em Vila Velha

Polícia Militar: Shopping Moxuara, em Cariacica

Polícia Civil: Shopping Vila Velha, em Vila Velha

Corpo de Bombeiros Militar: Shopping Mestre Álvaro, na Serra

Secretaria de Estado da Justiça: Shopping Boulevard Vila Velha, em Vila Velha

Domingo (03)

Pedal da Independência

O evento tem como intuito a conscientização da sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana, além de promover a necessidade de uma rua mais segura.

Local: Linhares

Terça-feira (05)

Apresentação cultural com muita música, dança e teatro vai animar a Escadaria São Escadaria São Diogo, no centro da capital, às 18h.

Quinta-feira (07)

Desfile Cívico-Militar

Contará com a participação de 1,7 mil homens das Forças Armadas, sociedades organizadas e escolas.

Local: Avenida Genésio Ferrari, bairro Três Barras, Linhares, sentido BR-101/Fórum.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664