22/12/2014 16h00 - Atualizado em 18/03/2016 17h11

Servidores da Sejus participam de ações em comemoração ao Natal

Para celebrar o Natal, os servidores de várias unidades prisionais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estão se mobilizando. Na última semana, eles decoraram as unidades, realizaram doações de brinquedos e participaram de confraternizações em comemoração à data.

Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), todos os servidores da unidade prisional participaram de uma comemoração nos dias 16 e 18 de dezembro. Durante a confraternização, os eles ouviram palavras de agradecimento da direção, em reconhecimento ao trabalho realizado na unidade prisional. Ao final, todos os servidores participaram de sorteios e de um lanche especial.

Para a diretora da penitenciária, Mara Lúcia de Paula, a confraternização fortalece os laços de amizade e o trabalho em equipe. "A ação foi importante para estreitar os vínculos profissionais e foi uma ótima oportunidade para refletir sobre as ações deste ano, renovando assim os votos para 2015", comentou.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), todos os servidores receberam, da direção da unidade, uma lembrancinha de Natal em agradecimento aos trabalhos prestados na unidade. Ao todo, foram confeccionados 130 kits, contendo chocolates e chaveiros em forma de bola, produzidos pelos internos que trabalham na fábrica de bolas da unidade. A homenagem foi realizada nos últimos dias 18 e 20.

"Sabemos que a direção por si só não é capaz de alcançar os saldos positivos que a penitenciária tem alcançado nos últimos meses. É preciso reconhecer o comprometimento e o empenho de cada servidor. Um gesto simbólico, como a entrega dos kits, é uma forma de agradecimento à dedicação deles", disse o diretor adjunto da unidade prisional, Dioclécio dos Reis.

Já no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), os inspetores penitenciários e as professoras Inês Gódio Zotele e Izaura Bragatto Pupim, doaram brinquedos a cerca de 22 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ananias Custódio, localizada no município. A entrega dos brinquedos ocorreu no último dia 17. Essa é a segunda vez que os servidores realizam a ação "Natal Solidário', cujo objetivo é proporcionar um Natal mais feliz a quem precisa.

As crianças foram contempladas com brinquedos e doces doados pelos inspetores penitenciários e entregues por um servidor da unidade prisional que se vestiu de Papai Noel. Elas ainda brincaram no pula-pula e em outros brinquedos.

Para o diretor do Centro de Detenção, Alexandre Florêncio dos Santos, a ação é muito importante para os servidores. "Essa iniciativa possibilita apresentar à sociedade uma imagem muito positiva e humanizadora dos inspetores penitenciários, que muitos não conhecem", contou.

Já no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), os inspetores penitenciários decoraram a árvore de Natal da unidade e os demais setores como o refeitório e a recepção, utilizando enfeites natalinos.

A diretora do Hospital, Marizete Luz Freitas, disse estar orgulhosa dos servidores por conta da iniciativa. "A ação deles demonstra um grande empenho e um efeito muito positivo para os internos e para a equipe. Isso prova que, mesmo trabalhando em uma área de segurança, eles têm sensibilidade quanto aos trabalhos que são desenvolvidos no Hospital de Custódia", disse.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br