24/09/2015 12h00 - Atualizado em 14/03/2016 15h19

Servidores da Sejus participam de capacitação sobre xadrez

Vinte servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estão participando de uma capacitação para ampliar as atividades do projeto Xadrez que Liberta, realizado nas unidades prisionais. O curso acontece nesta quarta (23), na quinta (24) e na sexta-feira (25).
 
As aulas estão sendo realizadas na Escola Penitenciária, em Viana, e são ministradas por integrantes da Confederação Nacional de Xadrez. Os servidores estão recebendo orientações sobre técnicas de treinamento competitivo e metodologias básicas para atuarem como instrutores.
 
Atualmente, o projeto é realizado em nove unidades prisionais e conta com 140 participantes. A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, explica que o Xadrez que Liberta proporciona interação social saudável entre os detentos, além de outros benefícios.
   
"O xadrez promove o desenvolvimento das habilidades intelectuais e psicológicas e permite que, por meio do jogo, o detento possa rever seus valores, sua história e exerça o senso crítico em relação ao seu comportamento", fala Regiane Kieper.
 
Prêmio

O Xadrez que Liberta foi eleito o melhor projeto socioesportivo de 2012, no Spirit of Sports, premiação concedida pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais. Ele concorreu com 140 projetos de diversas modalidades e países. O Spirit of Sports foi criado em 2002 como forma de reconhecimento ao compromisso e ao espírito humanitário dos membros da Sportaccord que utilizam o esporte como ferramenta para a mudança social.
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Thaís Brêda
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard