24/06/2019 17h36 - Atualizado em 26/06/2019 11h52

Servidores da Sejus participam de curso de formação de gestores

Servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que atuam na direção de unidades prisionais participam do curso “Formação de Gestores”, ministrado pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Realizado em sete módulos, com carga horária total de 140 horas, o curso traz assuntos como liderança e gestão estratégica, desenvolvimento de equipes, coaching orientado para resultados, gestão de conflitos, gerenciamento de processos e projetos; elaboração e análise de indicadores, gestão financeira, orçamentária e de contratos.

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, esteve presente na abertura do curso nesta segunda-feira (24). “A valorização pessoal é responsável pela valorização institucional. Trabalhamos no nosso planejamento estratégico três eixos importantes: segurança, ressocialização e eficiência administrativa. Esse curso traz muito dessas vertentes, fatores que irão contribuir com um sistema prisional mais sustentável”, disse o secretário.

O curso é promovido pela Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, diretor da Epen, explica que a iniciativa tem o objetivo de capacitar diretores das 35 unidades prisionais do Estado, além das diretorias especializadas como Operações Táticas, Segurança e Inteligência Prisional. “O curso tem o propósito de desenvolver habilidades de gestão e o desenvolvimento de equipe dos servidores e é realizado com recursos do Fundo Penitenciário (Funpen)”, declara Rodrigo.

Os diretores das unidades de Linhares (Centro de Detenção e Ressocialização e Penitenciária Regional), Nelson Merçon e Vinicius Narciso, ressaltam a oportunidade como uma forma de obter mais conhecimento. “Viramos multiplicadores desse conhecimento nas unidades onde atuamos e, com isso, os resultados são mais efetivos. Melhoramos a organização, traçamos metas e objetivos para o nosso trabalho. Isso contribui para uma gestão de excelência”, concordam.

O primeiro módulo aborda o tema “Desenvolvimento de Equipes” e é conduzido pelo docente credenciado da Esesp Wolmar Marvilla, em dois momentos. No primeiro deles, serão trabalhadas questões referentes às emoções e aos modelos mentais. Na segunda etapa, serão abordadas as ideias de grupo e equipe, além de uma discussão sobre como ter profissionais de alta performance.

“Os gestores precisam entender que cada pessoa possui um modelo mental. Caso contrário, eu passo a enxergar todo mundo dentro do meu modelo. E não é assim que funciona, porque cada pessoa tem sua particularidade, suas características. No papel de gestor, eu preciso ter um olhar diferenciado que me leve a cuidar de cada membro da equipe e conduzi-lo para uma performance melhor”, explicou Wolmar.

Os demais módulos serão realizados ao longo do ano, com encontro realizado uma vez por mês. Desta forma, os gestores podem se reunir para debater temáticas pertinentes às suas atuações e funções, promovendo também a troca de experiências.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / (27) 99933-8195 / (27) 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

 Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

(27) 3636-6720 / (27) 3636-6719

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard