Servidores da Sejus participam de curso sobre Inteligência Emocional
Servidores da Secretaria de Justiça (Sejus) participaram do Curso de Inteligência Emocional, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O treinamento foi realizado nos quatro estados da região Sudeste no segundo semestre deste ano. Ao todo, 46 servidores do Sistema Penitenciário capixaba que atuam nas áreas administrativa, técnica e operacional participaram do curso.
Com duração de três dias e carga horária de 50 horas, o curso realizado pela Febracis, aplicou ferramentas de coaching e o Método CIS, criado pelo PhD em Business Administration e Mestre em Coaching, Paulo Vieira. O conteúdo do treinamento tem como base a Neurociência, a Física Quântica, a Psicologia Positiva e a Programação Neurolinguística.
De acordo com o diretor da Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, a proposta é difundir o Método CIS na grade de cursos ofertados pela Escola:
“Como servidores e integrantes do Sistema Penitenciário é imprescindível ter inteligência emocional para lidar com as pressões advindas de cada função. A ideia é que mais servidores possam adquirir esse aprendizado. A Escola Penitenciária tem o papel fundamental nisso, de influenciar, ensinar e impactar diretamente na capacitação intelectual, operacional dos servidores e, agora também com foco na inteligência emocional. Estamos em busca dessa qualificação a fim de propagar todo o conhecimento do Método CIS por meio da Epen”, explica Ribeiro.
Preparo e autocontrole
Inspetores penitenciários, diretores, adjuntos, chefes de segurança e representantes das áreas psicossocial, assessorias e gerências já participaram do treinamento. Para eles, a experiência tem trazido bons frutos.
“O curso foi sensacional, fantástico. Aprendemos a trabalhar melhor em equipe e a ter mais senso de liderança, a solucionar e gerir melhor os problemas no trabalho e na vida pessoal. Todo esse aprendizado qualifica ainda mais os servidores da Sejus e traz resultados extraordinários no desempenho e qualidade na prestação do serviço público que prestamos”, diz Flávio Trancoso Fernandes, diretor-adjunto da Penitenciária de Segurança Máxima II(PSMA II).
Ponterclair Segovia Barbosa Inspetor Penitenciário lotado na Casa de Custória de Vila Velha (Cascuvv), participou do curso em Belo Horizonte.
“Eu estava à procura de um propósito em minha vida, algo que fizesse sentido. Durante o curso as fichas foram caindo: profissional, pessoal, familiar, e eu consegui ver uma missão para mim, que é fazer o que mais gosto, servir, seja no trabalho, na igreja ou em projetos sociais. Hoje meus ganhos são imensos. Estou feliz e em busca de novos desafios nas áreas profissional e pessoal”, diz Barbosa.
“É impossível descrever as emoções e vivencias experimentadas no Método CIS.Você vê, ouve e vivencia tudo sob um grande impacto emocional. São tantas áreas trabalhadas: pessoal, financeira, familiar, espiritual e profissional que não há como voltar a mesma pessoa. E é isso que está ocorrendo no âmbito da Sejus: transformação, reprogramação de valores, prioridades e compromissos firmados”, destaca Priscila Angeli, assessora especial da Sejus.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br