20/11/2019 15h08

Servidores da Sejus participam de curso sobre Inteligência Emocional

Servidores da Secretaria de Justiça (Sejus) participaram do Curso de Inteligência Emocional, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). treinamento foi realizado nos quatro estados da região Sudeste no segundo semestre deste ano. Ao todo, 46 servidores do Sistema Penitenciário capixaba que atuam nas áreas administrativa, técnica e operacional participaram do curso.

Com duração de três dias e carga horária de 50 horas, o curso realizado pela Febracis, aplicou ferramentas de coaching e o Método CIS, criado pelo PhD em Business Administration e Mestre em Coaching, Paulo Vieira. O conteúdo do treinamento tem como base a Neurociência, a Física Quântica, a Psicologia Positiva e a Programação Neurolinguística.

De acordo com o diretor da Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, a proposta é difundir o Método CIS na grade de cursos ofertados pela Escola:

“Como servidores e integrantes do Sistema Penitenciário é imprescindível ter inteligência emocional para lidar com as pressões advindas de cada função. A ideia é que mais servidores possam adquirir esse aprendizado. A Escola Penitenciária tem o papel fundamental nisso, de influenciar, ensinar e impactar diretamente na capacitação intelectual, operacional dos servidores e, agora também com foco na inteligência emocional. Estamos em busca dessa qualificação a fim de propagar todo o conhecimento do Método CIS por meio da Epen”, explica Ribeiro.

Preparo e autocontrole

Inspetores penitenciários, diretores, adjuntos, chefes de segurança e representantes das áreas psicossocial, assessorias e gerências já participaram do treinamento. Para eles, a experiência tem trazido bons frutos.

“O curso foi sensacional, fantástico. Aprendemos a trabalhar melhor em equipe e a ter mais senso de liderança, a solucionar e gerir melhor os problemas no trabalho e na vida pessoal. Todo esse aprendizado qualifica ainda mais os servidores da Sejus e traz resultados extraordinários no desempenho e qualidade na prestação do serviço público que prestamos”, diz Flávio Trancoso Fernandes, diretor-adjunto da Penitenciária de Segurança Máxima II(PSMA II).

Ponterclair Segovia Barbosa Inspetor Penitenciário lotado na Casa de Custória de Vila Velha (Cascuvv), participou do curso em Belo Horizonte.

“Eu estava à procura de um propósito em minha vida, algo que fizesse sentido. Durante o curso as fichas foram caindo: profissional, pessoal, familiar, e eu consegui ver uma missão para mim, que é fazer o que mais gosto, servir, seja no trabalho, na igreja ou em projetos sociais. Hoje meus ganhos são imensos. Estou feliz e em busca de novos desafios nas áreas profissional e pessoal”, diz Barbosa.

“É impossível descrever as emoções e vivencias experimentadas no Método CIS.Você vê, ouve e vivencia tudo sob um grande impacto emocional. São tantas áreas trabalhadas: pessoal, financeira, familiar, espiritual e profissional que não há como voltar a mesma pessoa. E é isso que está ocorrendo no âmbito da Sejus: transformação, reprogramação de valores, prioridades e compromissos firmados”, destaca Priscila Angeli, assessora especial da Sejus.

Informações à imprensa: