Servidores da Sejus participam de treinamento sobre sistema Sisdepen
Servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) participam, nestas quarta-feira (28) e quinta-feira (29), de treinamento da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) sobre o sistema Sisdepen, uma ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro que concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária.
O curso é ministrado pelos policiais penais federais Thiago Moreira e Pedro Matos. O objetivo é orientar servidores penitenciários para a coleta de dados precisa e qualitativa do sistema prisional.
Segundo o representante do Senappen, Thiago Moreira, o treinamento visa a orientar os estados quanto à gestão das informações. “O objetivo do curso é qualificar o envio das informações ao sistema Sisdepen e eliminar, cada vez mais, os riscos no repasse de informações imprecisas ou de baixa qualidade. Queremos apontar a necessidade no preenchimento de informações relevantes para o retrato preciso da situação carcerária dos estados”, disse.
No Espírito Santo, as informações referentes ao Sisdepen são coordenadas pela Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal (Dirajusp). De acordo com o responsável pela Dirajusp, Ulisses Reisen de Oliveira, o treinamento é fundamental para aprimorar os conhecimentos das equipes e tornar a coleta de dados da pasta cada vez mais eficiente.
“As informações repassadas ao Sisdepen são enviadas por meio de relatórios gerados pelas unidades prisionais. São estatísticas importantes que mostram a realidade do nosso Estado e que possibilitam uma análise ampla de todo o sistema carcerário. São esses dados que também apontam as necessidades do Estado para o recebimento de recursos federais”, explicou Oliveira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856