07/05/2014 09h40 - Atualizado em 01/03/2016 16h46

Servidores da Sejus recebem título de ‘Agente do Mês’

Onze agentes penitenciários foram homenageados com o título de melhores agentes do mês de maio, nessa segunda-feira (05). Durante a reunião de diretores, que acontece mensalmente no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, os homenageados receberam os certificados de honra ao mérito das mãos do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.

Os agentes homenageados foram Magna Lucia Lopes (CDPFV), Julio Cesar Barbosa (PRSM), José Carlos Moreira Alves (PAES), Alexandre Fialho da Silva (PEVV I), Marcio Vinicius da Silva (PEVV II), Eduardo José Cunha (PEVV IV), Valcir Loureiro (CDRL), Marcelo Bertame Rocha (PRBSF), Joclenyr Ferreira Rodrigues (CDPS), Luiz Paulo Machado (CDPVV) e Max Antônio da Cunha (CDPCI).

Também estiveram presentes na entrega dos certificados o subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, a subsecretária para Assuntos Administrativos, Maria De Lourdes Soares, e os diretores que atuam nas unidades prisionais da Sejus.

A escolha dos agentes é feita pelos diretores e pelas equipes técnicas das unidades, que avaliam quesitos como compromisso, ética, postura, criatividade, bom comportamento, apresentação pessoal, relacionamento interpessoal, proatividade, entre outras ações.

Para o agente em designação temporária (DT), que atua no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Valcir Loureiro, receber o certificado foi uma surpresa. "Não esperava, mas fiquei feliz, pois agora tenho certeza de que meu trabalho é reconhecido. Me sinto bem em poder ajudar e auxiliar no trabalho de forma mais ágil e eficiente", comemorou.

Assim como Valcir, o agente penitenciário efetivo José Carlos Moreira Alves, que atua na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), ficou emocionado ao receber a homenagem. "No momento em que fui escolhido não acreditei, mas agradeço por ter sido lembrado e por ter a oportunidade de mostrar meu trabalho", afirmou o agente.

Para o diretor da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Flavio Ogione, a ação trará sempre um resultado satisfatório. "Todos os agentes da unidade são merecedores, mas acredito que após esta escolha eles serão cada vez mais motivados a sempre prestar um ótimo serviço aos internos e aos familiares", afirmou.

Segundo a diretora do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV), Gicélia Azevedo, a escolha da servidora foi precisa. "A Magna é uma servidora que possui uma desenvoltura espetacular. Ela atua na área da saúde da unidade, mas se relaciona muito bem com todas as equipes e é completamente organizada. Não vejo como não parabeniza-la por todo o trabalho que faz na unidade", pontuou a diretora.

O diretor do CDRL, Vinicius de Mendonça Narciso, também avalia a escolha do servidor como merecida. "O Valcir é um servidor essencial para a unidade. Ele está no Centro de Detenção há três anos e conhece toda a estrutura e como solucionar qualquer situação na unidade. Ele é prestativo e está sempre à disposição. Tenho orgulho dele", contou.

Já o diretor da Penitenciária Estadual de Vila Velha IV (PEVV IV), Renan Guimarães Escopeli Gomes, o servidor escolhido é dedicado e disposto. "O Eduardo é o tipo de servidor que toda unidade precisa ter. Ele é dedicado, educado, tranquilo e sabe se expressar. Ele tem atitudes exemplares", avaliou.

Agente do Mês

A iniciativa surgiu na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em fevereiro, quando o agente Elionai Silva Schubert Ferreira, que trabalha por designação temporária (DT), recebeu o primeiro certificado. Os agentes penitenciários de todas as unidades do sistema penitenciário do Espírito Santo concorrem entre si ao título e são avaliados por uma equipe formada pela direção e setores jurídicos, social, pedagógico e segurança das unidades prisionais.
Os critérios utilizados na seleção são responsabilidade, compromisso, ética, postura, criatividade, habilidade, bom comportamento, apresentação pessoal, relacionamento interpessoal, proatividade, entre outras ações.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br