22/09/2014 14h00 - Atualizado em 02/03/2016 17h20

Servidores de unidade de São Mateus participam de missa em homenagem ao padroeiro do município

Como forma de agradecimento ao apoio à assistência socioespiritual realizada na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), 20 servidores da unidade prisional foram convidados a participar de uma missa em homenagem a São Mateus, o padroeiro do município, na última semana. A missa foi realizada na Catedral da cidade e também contou com a presença de internas da unidade.

A missa foi conduzida pelos padres da Pastoral Carcerária de São Mateus, Aldir Roque Lóss e Gilday Santos, que prestam assistência socioespiritual voluntária aos internos e internas da penitenciária. Já os hinos executados durante a missa foram cantados por dez internas, que compõem o coral da unidade prisional.

Durante a missa, um servidor levou a bíblia e outros dois servidores levaram a vela, que simboliza a luz, ao altar. Além disso, os servidores iniciaram uma novena, e, no momento das orações, destacaram a importância de manter a fé e o trabalho de ressocialização dos internos.

Ao final da missa, todos os servidores presentes comungaram juntamente com os membros da igreja e receberam uma benção de proteção por todo o trabalho realizado na unidade prisional.

Assistência religiosa

A assistência religiosa, com liberdade de culto, é garantida aos internos do sistema prisional pela Lei de Execução. No Espírito Santo, existe o Grupo de Trabalho Interconfessional, que foi criado em 2008. Além da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), também estão representados no Grupo a Federação Espírita do ES, a Arquidiocese de Vitória, a Convenção Batista do ES, a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Assembleia de Deus.

Além de qualificar os voluntários que atuam nas unidades prisionais do Estado, o Grupo Interconfessional também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e melhora da relação entre os voluntários e os servidores das unidades prisionais.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br