Servidores de unidades prisionais recebem ações da campanha ‘Janeiro Branco’
No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCol), inspetores penitenciários e demais servidores da área da saúde e administrativo puderam participar de uma roda de conversa e refletir sobre os cuidados próprios com foco na saúde mental. As ações fazem parte da campanha “Janeiro Branco”.
A psicóloga especialista em terapia cognitiva e comportamental, Deidre Mille, conduziu o encontro. Ela falou sobre a campanha “Janeiro Branco” e conversou sobre ansiedade, depressão e a importância de ter uma autoestima saudável.
“Inicialmente o grupo estava mais ouvinte e depois foram bem participativos. Ficou bem claro a importância de dedicar um tempo para dar atenção e cuidar dessas pessoas que tem no próprio ofício, a responsabilidade de cuidar de outros” relata a especialista.
A servidora Márcia Cichon aprovou a iniciativa. “Eu achei esse um momento muito interessante para todos nós. A psicóloga deu orientações e nos incentivou a cuidar da saúde mental. Falou sobre como isso reflete na nossa autoestima, no convívio social e também na nossa produtividade. A saúde como um todo fica melhor se estivermos bem e isso reflete positivamente no nosso trabalho, nos permite perceber um sinal de desânimo em outras pessoas e a auxiliá-las”.
Para a diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas, promover ações como essa, voltadas aos servidores, é fundamental para a qualidade do trabalho, gerando um clima organizacional favorável ao trabalho em equipe.
“Ter saúde mental nos traz bem-estar, e nos permite ter capacidade de lidar melhor com as situações de estresse do dia a dia. Ao longo de todo o ano promovemos diversas ações, tanto para nossa equipe, como para os internos, buscando a reflexão sobre questão de sua sua saúde e suas relações interpessoais” reforça a diretora.
Palestras em Linhares
Na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), o mês de janeiro foi marcado por diversos encontros voltados aos servidores. Em parceira com o Senac do município, três palestras sobre relacionamento interpessoal, relacionamento e motivação e comportamento ético foram ministradas na unidade aos servidores pela psicóloga Ana Paula Nunes Lourezo Duarte.
Para a servidora Ariele Costa Vitor, as palestras contribuíram para o crescimento pessoal e profissional, compartilhando metodologia que irá auxiliar na melhoria da convivência no ambiente de trabalho.
"Nós buscamos valorizar nossos servidores, afinal eles são nossa base e que fazem tudo funcionar, e por isso que resolvemos trazer essas palestras para que eles possam se sentir valorizados e importantes para nosso sistema, e com certeza irá trazer bons frutos para nosso dia a dia" destaca o diretor da PRL, Vinicius de Mendonça Narcizo.
Janeiro Branco
Criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, o “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições e visa colocar o tema da saúde mental em evidência em nome da prevenção do adoecimento emocional. O objetivo é promover, no país e no mundo, debates e reflexões que convidem as pessoas a pensarem sobre si mesmas, suas vidas e a qualidade dos seus relacionamentos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Danielle Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664