14/12/2023 14h15 - Atualizado em 15/12/2023 11h21

Servidores do Complexo de Viana são homenageados

Servidores das unidades prisionais que integram o Complexo de Viana foram homenageados pela 2ª Vara de Execução Penal de Viana (VEP) e pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) nessa quarta-feira (13). O encontro foi realizado na Academia da Polícia Penal (Acadeppen). As homenagens foram entregues pela juíza titular da VEP de Viana, Cristiania Lavinia Mayer, pelo promotor justiça, Itamar de Ávila Ramos e pelo secretário de Estado da Justiça, André Garcia.

Cabe ao Poder Judiciário a fiscalização dos estabelecimentos penais, no âmbito jurídico e administrativo, a fim de adequar e propor medidas de atuação para o melhor tratamento penal destinado à população prisional.

A juíza titular da Vara de Execução Penal de Viana, Cristiania Lavinia Mayer, destaca que o trabalho realizado pelos servidores do Complexo de Viana é satisfatório e digno de reconhecimento por parte do Poder Judiciário.

“Como órgão fiscalizador, temos o compromisso de inspecionar as unidades prisionais e verificar condições como organização, limpeza, a disciplina dos internos, o tratamento penal aplicado, bem como o atendimento às famílias. Ao mesmo tempo, avaliamos os documentos enviados ao judiciário e apontamos a necessidade de adequação, quando necessário. Posso afirmar que todas as unidades prisionais de Viana realizam um trabalho satisfatório em todos os níveis e de uma forma muito colaborativa, ajustamos os pontos que precisam ser corrigidos. O momento hoje é de homenagear esses servidores. Esse é um reconhecimento pelo trabalho realizado”, afirmou a juíza.

“Participar com a Sejus e o Poder Judiciário do Espírito Santo de momentos como esse junto aos os servidores do complexo penitenciário de Viana, foi motivo de grande alegria. Um momento para refletir, agradecer, sorrir, conviver, colaborar, reconhecer, cobrar e trabalhar com a Sejus e o Tribunal de Justiça por dias cada vez melhores para as políticas públicas no sistema prisional do Estado”, disse o promotor justiça, Itamar de Ávila Ramos.

A partir dos requisitos avaliados, diretores de três unidades prisionais receberam troféus de destaque pela qualidade do trabalho desenvolvido durante o ano de 2023, além de placas de homenagens. Entre eles, servidores da Penitenciária Agrícola do Espirito Santo (Paes), Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2), e Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2).

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia e o promotor de justiça, Itamar de Ávila Ramos, também foram homenageados pelos diretores das unidades prisionais de Viana.

André Garcia destacou os investimentos da Secretaria da Justiça (Sejus) em infraestrutura e modernização do sistema prisional, além de pontuar os esforços do Governo do Estado para sancionar a lei orgânica da Polícia Penal do Espírito Santo.

Diretores e diretores-adjuntos, além de diversos servidores das unidades de Viana, foram homenageados. O Complexo prisional integra o Centro de Triagem De Viana (CTV), Centro de Detenção Provisória De Viana 2 (CDPV 2), Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1)Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1), Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2) e a Unidade de Saúde do Sistema Penal (USSP).

Homenageados:

1º lugar - Penitenciária Agrícola do Espirito Santo (Paes)

Leisielle Marçal Dionizio - Diretora

Evandro Barbosa Lima - Diretor Adjunto

Douglas Pereira Bino - Policial Penal - 1° lugar

João Caetano Tunholi - Assessor Jurídico - 2° lugar

2º lugar - Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2)

Bruno Pompermayer Gusman - Diretor

Flávio Trancoso Fernandes - Diretor Adjunto

Paulo Marcos de Almeida - Chefe de Equipe - 1° lugar

Rodrigo da Matta Ambrósio - chefe de segurança - 2° lugar

3º lugar - Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2)