06/10/2017 17h30

Servidores participam de palestra sobre criminologia e prisionalização

Psicólogos e assistentes sociais que atuam nas unidades prisionais do Estado e no Escritório Social assistiram, nesta sexta-feira (06), a uma palestra sobre criminologia e os efeitos da prisionalização, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. Aproximadamente 80 servidores participaram do evento.

A palestra foi ministrada pelo advogado e presidente do Conselho Estadual de Ética Pública e mestre em Direito Penal e Criminologia, Jovacy Peter Filho. Foram abordados modelos teóricos e evidências práticas relacionadas à psicologia criminal e à criminologia penitenciária.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, participou do evento e ressaltou que é importante oferecer oportunidades aos servidores para a troca de conhecimentos e a reflexão sobre as práticas do dia a dia.

“Dessa forma, poderemos oferecer uma assistência cada vez mais qualificada aos internos do sistema prisional, visando a reintegração social dessas pessoas à sociedade”.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, acrescenta que um dos objetivos da gerência é criar mais oportunidades de qualificação aos servidores.

“Com eventos como esse, queremos incentivar os profissionais que atuam no setor psicossocial das unidades prisionais e no Escritório Social a saírem da zona de conforto e a buscarem ampliar seus conhecimentos. Isso é importante para o desenvolvimento pessoal de cada um deles e também para que possamos avançar no atendimento oferecido aos detentos”.

O advogado Jovacy Peter Filho, que ministrou a palestra, disse que essa troca de conhecimentos é positiva pois é uma forma de oxigenar e encorajar os servidores que atuam no sistema penitenciário.

“A sensibilização desses profissionais é importante, pois eles são a ponte de acesso entre a pessoa que está presa e a sociedade e têm papel fundamental na reintegração social dos detentos”.

Após a palestra, os servidores puderam tirar dúvidas e discutir temas de interesse. Também foi realizado o sorteio de livros relacionados às atividades no sistema prisional.

Escritório Social

Com orientação estratégica elaborada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Escritório Social oferece suporte aos ex-detentos e seus familiares para ajudá-los no processo de reintegração à sociedade.

No local, os egressos são atendidos por uma equipe multidisciplinar que elabora um plano individual de atendimento de acordo com as demandas individuais, oferece atendimento psicossocial e encaminha os egressos para serviços de assistência à saúde, educação, qualificação e trabalho.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br