Servidores penitenciários podem se inscrever em cursos ofertados pelo Senappen
Os servidores penitenciários podem se inscrever em cursos ofertados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen). Os conteúdos estão disponíveis na plataforma EaD-Espen.
Na lista de capacitações estão temas, como Otimização de Políticas Públicas no Contexto Carcerário; Privação de Liberdade no Brasil; Comunicação Social Aplicada ao sistema penitenciário como ferramenta de prevenção e gestão de crise; Administração Pública Aplicada ao sistema penitenciário nacional; e Custos de Obras Prisionais: uma visão teórico-prática.
Para participar, é necessário estar com cadastro atualizado para acesso à plataforma SINESP-SEGURANÇA, que pode ser acessada pela página do órgão na internet https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf). Dúvidas podem ser sanadas com a Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen) no telefone (27) 3255 3030.
A diretora da Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), Leizielle Marçal, destaca que as capacitações são voltadas à execução penal, às rotinas administrativas, à gestão e otimização de recursos. “São treinamentos com conteúdos importantes para a gestão do sistema prisional e que podem ser absorvidos de forma virtual, pela plataforma EaD”, ressaltou.
Sobre os cursos:
Administração Pública Aplicada ao sistema penitenciário nacional: o curso objetiva levar o participante à compreensão dos processos de gestão pública aplicados ao sistema prisional, em especial aqueles relacionados aos temas: gestão prisional – conceitos, fundamentos e práticas intersetoriais; modelos de gestão prisional com foco na promoção de direitos e garantia das assistências; licitações e contratos; orçamento e finanças; gestão de processos na rotina prisional; e gestão de projetos para o sistema penitenciário.
Custos de obras prisionais: uma visão teórico-prática: este curso objetiva ensinar as definições técnicas de orçamento de obras prisionais, como elaborá-lo e qual composição de custos desse tipo de obra. Além disso, este percurso formativo pretende apresentar elementos utilizados na orçamentação de obras prisionais e concluir com um enfoque na análise de custos de obras prisionais.
Otimização de Políticas Públicas no Contexto Carcerário: O curso de carga horária de 60 horas apresenta como público-alvo: servidores e gestores prisionais em âmbito nacional. O objetivo geral do curso é aprofundar a temática das políticas públicas em âmbito nacional e demonstrar a função da Secretaria Nacional de Políticas Penais na criação, no fomento e na execução de políticas públicas no sistema penitenciário, além de capacitar servidores para desenvolver, avaliar e monitorar as políticas públicas no sistema prisional em especial quando relacionadas aos indicadores e metas já estabelecidos.
Privação de Liberdade no Brasil: o objetivo geral do curso, com carga horária de 20 horas, é compreender de que modo agir no ambiente prisional visando ao mais adequado tratamento às mulheres e à população transgênero privadas de liberdade, no âmbito dos projetos e práticas sociais.
Comunicação Social aplicada ao sistema penitenciário como ferramenta de prevenção e gestão de crise: o curso é desenvolve a capacidade dos profissionais em promover a implementação e o gerenciamento de Fundo Rotativo Penitenciário, incentivando e fundamentando a adoção de mecanismos para a ampliação do trabalho e renda no Sistema Prisional. Carga horária de 20 horas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856