‘Setembro Amarelo’: Sejus desenvolve ações de valorização da vida em unidades prisionais do Estado
Durante todo o mês de setembro, a Secretária da Justiça (Sejus), por meio das equipes de saúde que atuam nos estabelecimentos penais, promove uma série de ações de valorização da vida. O objetivo é conscientizar as pessoas privadas de liberdade sobre os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
As ações são voltadas para a solução de conflitos, a percepção da vida como única e irrecuperável, e para a intervenção em possíveis situações de risco. Palestras e rodas de conversa fazem parte dos conteúdos desenvolvidos pelas equipes de saúde. A gerente de Saúde do Sistema Penal, Janaina Arenas Cavadas de Sousa Mendes, explica que o suicídio é um problema de saúde pública e necessita atenção.
“No mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, procuramos desenvolver ações voltadas para a população prisional com conceitos como convivência, resiliência, paz e benevolência, além da possibilidade de reinventar a vida e de produzir saúde mental. O tema, considerado um problema de saúde pública, demanda atenção, prevenção e cuidado. As equipes de saúde do sistema prisional são capacitadas rotineiramente para identificar e conduzir situações nesse âmbito. Contamos com a atuação de psicólogos e também com a contribuição de assistentes sociais nessas atividades”, disse Janaina Mendes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br