15/09/2017 17h27 - Atualizado em 18/09/2017 15h15

Setembro Amarelo: servidores participarão de palestras

No mês em que ocorrem diversas campanhas de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, servidores que atuam nas unidades prisionais administradas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) poderão participar de palestras envolvendo a temática.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Gerência de Atenção Psicossocial do Servidor Penitenciário (GAPS) e a Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). As palestras acontecerão no dia 26 de setembro, na Epen, no Complexo de Viana.

Inscrições

Poderão se inscrever nas palestras dois servidores de cada unidade da Grande Vitória e da região Sul, sendo um membro da equipe de direção e um chefe de segurança. Membros da chefia da Diretoria de Segurança Penal (DSP) e da Diretoria de Operações Táticas (DOT) também poderão se inscrever (dois de cada).

Cada unidade deverá enviar os nomes de quem participará do evento para o email epen@sejus.es.gov.br com o assunto “Inscrição Palestra Setembro Amarelo”, ou entrar em contato pelos telefones 3255-3030 e 3255-2956. O prazo para envio termina no próximo dia 20.

Programação

A programação começará com a palestra “Falar é a Solução”, que será ministrada pelo voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) André Ferreira. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por meio do telefone 141, todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Em seguida, o psicólogo e professor Raphael do Amaral Vaz, da Multivix - Faculdade Brasileira e da Faculdade Européia de Vitória (FAEV), apresentará aos servidores sua pesquisa de mestrado sobre o tema.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos.

“O objetivo das palestras é conscientizar os servidores, para que eles fiquem atentos aos sinais que as pessoas possam apresentar e os auxiliem a procurar ajuda”, explica a psicóloga da GAPS, Ana Rafaela Moreira da Rocha.

De acordo com Ana Rafaela, a intenção é formar multiplicadores. “Esperamos que o conhecimento adquirido durante as palestras possa ser aplicado pelos servidores não só nas unidades prisionais em que eles atuam, mas também fora do ambiente de trabalho”, completa a psicóloga.

Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina  e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP),  o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015, concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculando ao dia 10 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Palestra da Campanha do Setembro Amarelo

Data: 26 de setembro (terça-feira)

Horário: a partir das 9h30

Local: Escola Penitenciária do Espírito Santo (EPEN), localizada no Complexo de Viana, Rodovia BR 262 / Km 19 – Viana. CEP: 29135-000.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard