01/09/2017 11h58

Sistema de gerenciamento da população carcerária do Espírito Santo será utilizado em Rondônia

O Infopen-ES, sistema de gerenciamento da população carcerária capixaba, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tornou-se modelo para o país e será utilizado por mais um Estado. Além do Pará, que utiliza o sistema desde junho de 2013, o Estado de Rondônia também firmou convênio com a Sejus para regulamentar a cessão e os termos de uso do programa.

A assinatura do convênio foi realizada nesta quinta-feira (31) no gabinete do secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, no Centro de Vitória. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Justiça de Rondônia, Marcos Rocha, do subsecretário de Controle e Suporte da Sejus, Ailton Xavier, do diretor de Assistência Jurídica Penal, Ulisses Reisen de Oliveira e do gerente de Tecnologia da Informação da Sejus, Rafael Ribeiro Rufino.

O secretário Marcos Rocha destacou que a troca de conhecimentos entre os Estados é muito positiva e agradeceu à Sejus pela cessão do sistema. “O Infopen tem proporcionado resultados positivos ao Espírito Santo e estamos muito animados e agradecidos por podermos receber o sistema. Esperamos que possamos contribuir lá na frente para o desenvolvimento do sistema”.

O secretário de Justiça Walace Pontes ressaltou que o Infopen-ES está sendo aprimorado e contará com a inserção de novos módulos, que acrescentarão informações acerca de atividades como Trabalho, Escola, Saúde e Gestão.

“Com essa nova fase do sistema, teremos mais facilidade de gerenciamento dos dados. Também conseguiremos otimizar o trabalho dos servidores e melhorar a integração entre os setores da Secretaria e os órgãos parceiros da Sejus, obtendo, assim, uma gestão mais eficiente”, acrescentou o secretário Walace.

Visita

Além de assinar o convênio com a Sejus, o secretário de Estado da Justiça de Rondônia, Marcos Rocha, também visitou a Penitenciária de Segurança Máxima II e a Central de Alvarás, no Complexo de Viana, e acompanhou o funcionamento do Escritório Social, no Centro de Vitória.

“O desenvolvimento do Infopen-ES comprova o contínuo processo de melhoria e humanização do sistema penal capixaba. A criação desse sistema é um avanço não só para o Espírito Santo, mas para todo o país. É muito gratificante saber que um sistema desenvolvido pela Sejus tornou-se referência para todo o Brasil”, ressalta o diretor Ulisses.

Segundo o diretor, os Estados do Amazonas, Maranhão, Alagoas e Paraíba também solicitaram à Sejus o uso do sistema de gerenciamento e estão no aguardo dos trâmites legais para assinatura dos convênios.

Em funcionamento desde 2010, o Infopen-ES é um sistema pioneiro que integra os bancos de dados da Sejus e do Poder Judiciário. Possibilita que juízes, promotores, defensores públicos e assessores jurídicos do sistema penitenciário acompanhem em tempo real a movimentação cartorária de processos, permitindo uma análise rápida e segura sobre a vida processual de cada preso.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664