26/05/2017 17h24

Trabalho artesanal de detentos é exposto em Viana

Materiais confeccionados por 30 internos que fazem parte do Projeto “Reabilitarte”, da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), em Viana, ficaram expostos no último final de semana na unidade prisional.

A exposição, que ocorreu durante dois dias, foi aberta aos familiares dos detentos e contou com diversos itens, como roupas, bolsas, redes de pesca e tapetes feitos em tricô e crochê.

Os internos que participam do Projeto Reabilitarte possuem idade superior a 50 anos ou problemas de saúde. As atividades são orientadas por três detentos que possuem experiência com artesanato e são coordenadas pela direção e pela equipe psicossocial da unidade.

Os detentos que participam da iniciativa têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida. Além disso, as peças produzidas na unidade são entregues às famílias dos participantes para serem vendidas.

A realização das atividades traz, ainda, benefícios como aumento da autoestima dos detentos e o desenvolvimento da criatividade, contribuindo para melhoria na qualidade de vida dos internos.

O diretor da Penitenciária, Bruno Nienke Machado, ressalta que os resultados do projeto são muito positivos.

“Nos três anos em que o projeto é desenvolvido, percebemos o retorno pessoal que esse trabalho proporciona aos internos, que se sentem úteis ao produzirem as peças e por poderem ajudar as famílias. O Reabilitarte é uma iniciativa que contribui para um tratamento penal digno aos internos, como preconiza a legislação penal”.

Prêmio Humaniza

Em 2016, o Projeto Reabilitarte recebeu uma menção honrosa na categoria Projeto Humanizador, do Prêmio Humaniza. Criado em 2013 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a premiação tem como objetivo identificar, estimular e reconhecer novas práticas desenvolvidas pelos servidores que contribuem para a melhoria e a humanização do sistema prisional capixaba.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard