15/05/2014 11h19 - Atualizado em 02/03/2016 16h28

Trabalhos de internos do sistema prisional são destaque em mostra de decoração em Vitória

O trabalho de três internos do sistema prisional capixaba ganhou destaque na mostra de decoração Morar Mais por Menos, que está sendo realizada em Bento Ferreira, Vitória. As peças estão expostas no espaço assinado pelos arquitetosRenato Perini e Ana Paula Eccher Brotto.
 
Os três quadros, que retratam a cultura capixaba, foram produzidos pelo interno Vinícius de Menezes Lima, da Penitenciária Estadual de Vila Velha II. As telas foram pintadas dentro do presídio, onde o jovem descobriu o talento pela pintura. Os quadros, em preto e branco, retratam a cultura regional, com imagens de índias, do congo e das paneleiras.
Não imaginava ver meu trabalho exposto em um espaço como esse. Fiquei encantado. Para mim, está sendo uma honra", contou emocionado.
 
Já Adriana dos Santos Guimarães e Jucilene Bacelar da Silva, que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Feminina de Cariacica produziram um painel de seis metros quadrados, feito com cerca de 100 tubos de papelão que seriam descartados no lixo. Para executar o trabalho, os tubos de papelão foram cortados, lixados e transformados em mais de mil argolas que formam o painel.
 
"Já trabalhava com artesanato e, com essa oportunidade, aprendi novas técnicas. Agora, quero me aperfeiçoar porque me encontrei no artesanato. Quando terminar de cumprir minha pena, quero trabalhar e viver desse ofício", planeja Jucilene.
 
Já Adriana destacou a experiência de trabalhar com outros profissionais da área de decoração. "Nossa convivência com outras pessoas foi muita boa. O dia a dia foi ótimo. Surpreendi-me, pois logo que chegamos fizemos amizade e em nenhum momento sofremos preconceito", revela.
 
Segundo a coordenadora da Gestão dos Projetos Especiais da Sejus, Leizielle Marçal Dionizio, no início de abril, os arquitetos firmaram uma parceria com a Secretaria de Justiça com o intuito de promover o tema da inclusão social junto ao projeto que eles criaram para um ambiente da mostra de decoração. "Foi gratificante saber que a sociedade reconhece o trabalho de ressocialização desenvolvido com os reeducandos, cujo intuito é emergir e potencializar as vocações encontradas no sistema penitenciário capixaba", explica.
 
O trabalho dos internos também foi aprovado pelos arquitetos. "Nos sentimos muito orgulhosos em poder promover ações como esta que contribuem para reinserir estes jovens em nossa sociedade", relata o arquiteto Renato Perini. "Sem a colaboração e a dedicação deles, não teríamos conseguido concluir a tempo este belo trabalho", comentou Ana Paula.
 

Decoração
 

A terceira edição capixaba do evento de decoração Morar Mais por Menos começou no dia 07 de maio e segue até 15 de junho no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Vários profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, assinam os 41 ambientes da mostra, distribuídos em duas residências vizinhas, que ocupam uma área total de 1,7 mil metros quadrados.
 
Com projetos "chiques que cabem no bolso", o Morar Mais por Menos trabalha o conceito de que é possível criar espaços bonitos e aconchegantes, mas que se adequam ao tamanho do bolso do cliente.
 
Ao propor conceitos como sustentabilidade, brasilidade, inclusão social e customização, a mostra sugere "ambientes decorados de forma sofisticada, mas com objetos e soluções inteligentes que cabem no bolso", explica Gabriela Iamonde, uma das realizadoras do evento em Vitória.

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard