Tropa especializada da Sejus ministra instrução de Intervenção Prisional para policiais militares
Durante esta semana, policiais penais da Diretoria de Operações Táticas (DOT), unidade especializada da Secretaria da Justiça (Sejus), conduzem a instrução de Intervenção Prisional destinada a 80 militares da Companhia de Choque do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
O treinamento teve início nessa segunda-feira (12) e segue até a quinta-feira (15), com a instrução teórica de intervenção tática em recinto carcerário, atividade prática de tomada de galeria e tomada de pátio, com a realização de visitas técnicas às unidades prisionais dos complexos de Xuri e Viana.
O diretor da DOT, o policial penal Gladson Rossi, explicou que a instrução é de grande importância para a troca de conhecimento entre as duas instituições. “Esta é uma oportunidade de repassar conhecimento e técnicas que utilizamos no dia a dia no ambiente prisional para policiais militares. Atualmente, a DOT realiza as intervenções necessárias em todas as unidades prisionais do Estado, seja em ações preventivas ou em situações de crise.
“No passado, a Sejus acionava a Polícia Militar para nos auxiliar neste trabalho. Com 10 anos de criação da Diretoria, nos especializamos e capacitamos os policiais penais para essa função e os acionamentos para o apoio da Polícia Militar reduziram a zero. Atualmente, mesmo que a Polícia Militar já não atue em situações de intervenção nos presídios, essa instrução aprimora o conhecimento técnico das equipes, além de conseguirmos manter o bom relacionamento e a troca de cooperação entre as instituições, fato que já ocorre há alguns anos”, destacou Rossi.
Militares dos quatro pelotões de Choque participam da instrução. O comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, lembrou que a Polícia Militar diminuiu a presença e a intervenção nos presídios, após a criação da Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Sejus.
“Temos um Plano Anual de Instruções e para a necessidade de preparação e antecipação a eventos críticos. A instrução tem o objetivo de familiarizar a tropa com as novas estruturas prisionais e modus operandi das equipes. A finalidade possibilita, caso seja necessário, uma atuação técnica e eficaz em apoio ao efetivo da Sejus, corroborando para a manutenção e preservação da segurança pública capixaba”, ressaltou Tavares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856