05/05/2014 09h24 - Atualizado em 01/03/2016 16h38

Unidade de Barra de São Francisco realiza doação de mudas cultivadas por internos

A Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) realizou a doação de 400 mudas de árvores cultivadas pelos internos. As mudas doadas foram cultivadas durante o curso de Viveirista realizado na unidade.
 
No período de qualificação profissional, foram cultivadas mudas de diferentes árvores, como manga, laranja, limão e jambo. Grande parte foi doada a familiares de internos, e a parte restante das mudas foi doada à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Lindenberg, em Barra de São Francisco.
 
O curso de Viveirista surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com o curso, os reeducandos aprenderam técnicas de enxerto e de produção de mudas de árvores frutíferas, além de mudas de rosas. Ao fim, o curso qualificou profissionalmente 13 internos da unidade prisional, que receberam certificados.

Para o agente penitenciário Marilson Gomes Borjaille, os cursos profissionalizantes são de extrema importância para o processo de cumprimento de pena dos internos. "É interessante observar como os internos que concluíram o curso de Viveirista ficaram bastante entusiasmados com o curso, e pretendem seguir a profissão ao cumprirem a pena", comentou.
 
Estudar reduz a pena

Todos os internos matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.

Qualificação profissional

O Governo do Estado pauta seu programa de ressocialização no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. Nesse sentido, são oferecidos cursos profissionalizantes como forma de possibilitar a inserção dos internos no mundo do trabalho após o cumprimento da pena. Em 2013 alcançamos a marca de 4.600 vagas em cursos de qualificação profissional e a expectativa em 2014 é ofertar 6 mil vagas, em 50 diferentes cursos, que vão desde os mais simples, como panificação e jardinagem, até curso de gestão em petróleo e gás.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
Twitter: @SejusES
Texto: Júlia Pavin
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard