18/07/2019 16h58

Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico promove arraiá com internos

A Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP) promoveu nesta semana um arraiá julino com os internos. A ação envolveu 36 pacientes e trabalhou a questão lúdica e terapêutica, promovendo a participação de todos na confecção dos adornos e decoração do espaço, além de danças típicas.


A diretora da unidade, Roberta Barbosa dos Santos, explicou que a iniciativa segue diretrizes da política da saúde mental, buscando a socialização, integração e a melhoria das condições emocionais dos participantes.

“Realizar o arraiá na Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico é uma forma de contribuir com o processo terapêutico. Desenvolvemos atividades que estimulam e contribuem para uma boa saúde mental e corporal. O resultado dessas medidas vemos diariamente, com pacientes se expressando, interagindo e contextualizados com a realidade extramuros”, afirmou.

UCTP

A Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), ligada à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), é responsável pela custódia e tratamento ofertado ao portador de transtorno mental que cumpre medida de segurança. A diretora da unidade ressalta o desafio de desmistificar o trabalho desenvolvido, que demanda uma compreensão dos familiares dos internos e da sociedade.

“Aqui, somos responsáveis pelo processo de tratamento do portador de transtorno mental em condição de inimputabilidade penal. Contamos com profissionais capacitados e sensíveis à nossa especificidade, com um perfil de internos diferenciados. Também trabalhamos com os familiares a importância da continuidade do tratamento após a desinternação, minimizando o abandono do tratamento e as possibilidades da reincidência”, destacou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard