10/09/2015 16h00 - Atualizado em 28/12/2015 17h45

Unidade de São Mateus recebe visita

Mais uma unidade prisional do Estado abriu as portas para receber visitantes. Na última sexta-feira (04), o vice-presidente do Clube de Xadrez de Pinheiros, Paulo Silva Galdino, esteve no Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) para conhecer o funcionamento desse espaço, mantido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O visitante teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o sistema prisional capixaba. Ele foi recebido pelo diretor adjunto da unidade, Marcos Aurélio Contarato, e conheceu a biblioteca, o pátio onde é realizado o banho de sol dos internos, a enfermaria e os setores administrativo e psicossocial da unidade.

O vice-presidente aproveitou a oportunidade e ministrou uma palestra para vinte internos sobre a prática de jogos de xadrez, visando estimular a disciplina, o raciocínio lógico, a interação e a criatividade dos internos, por meio de jogos de tabuleiro, debates e dinâmicas de grupo. Além disso, fez uma analogia entre a vida real e as regras dos jogos, incentivando os internos a refletirem sobre os erros que já cometeram e a terem alguma perspectiva de mudança de vida.

"Por meio desta palestra, os internos puderam refletir sobre as decisões que fizeram na vida e futuramente façam as escolhas corretas", destacou o diretor adjunto da unidade, Marcos Aurélio Contarato.

As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. Neste ano, cerca de 800 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia e Serviço Social, já visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard