28/03/2024 16h29 - Atualizado em 28/03/2024 16h38

Unidade prisional de Barra de São Francisco e Escola Estadual do município realizam I Ciclo Formativo de Educação nas Prisões

Servidores da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), que tem como unidade escolar de referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, também localizada no município de Barra de São Francisco, e professores da Secretaria da Educação (Sedu), realizaram, nessa terça-feira (26), o I Ciclo Formativo de Educação em Prisões, com o tema “Reflorestando Mentes Privadas de Liberdade”.

A ação teve como objetivo debater o direito à educação para as pessoas privadas de liberdade. Ao todo, 100 profissionais dialogaram sobre a importância da educação escolar, e a postura e atuação das equipes de educação na unidade prisional.

Também foram realizadas três palestras, durante o evento. A primeira foi ministrada pela subgerente de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira, com o tema “A educação em prisões no Estado do Espírito Santo”; a segunda, realizada pela professora da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Marizinha Coqueiro, abordou o tema “Reflorestando mentes privadas de liberdade”.

A terceira palestra foi ministrada pela técnica responsável pela educação em prisões, da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Flávia Demuner, com o tema “Vivências curriculares: Desafios e potencialidades da educação popular de jovens e adultos nas prisões”.

O diretor da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), Makssuel Delevidove, ressaltou a importância da educação nas unidades prisionais. “A educação é um dos grandes pilares para mudar e ressocializar essas pessoas que hoje estão privadas de liberdade”, disse.

Já o pedagogo escolar da unidade, Marilson Borjaille, falou sobre o papel da escola dentro dos presídios. “A educação possibilita que os detentos tenham acesso à educação, tendo uma nova visão do mundo lá fora, o que possibilita sua reintegração na sociedade”.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis