22/03/2023 11h34 - Atualizado em 24/03/2023 10h38

Unidade prisional de Colatina realiza formatura do curso de Costureira Industrial do Vestuário

Nessa segunda-feira (20), o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) realizou a formatura de 18 internas que concluíram o curso de Costureira Industrial do Vestuário. A capacitação foi desenvolvida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é voltada ao sistema prisional.

O curso teve duração de quatro meses, com carga horária de 200 horas, quando as alunas puderam aprender sobre a história da indústria e o surgimento das máquinas, além de técnicas de costura, modelagem base de blusa e costura, customização e bainha, entre outras atividades.

A diretora da unidade prisional, Dayany Queiroz, afirma que a qualificação profissional das internas é um importante instrumento de ressocialização. “O curso cria possibilidades à pessoa presa para um novo itinerário de vida, com perspectivas para o reingresso ao mercado de trabalho. Abre a possibilidade para que elas se organizem e saibam qual caminho seguir. Ofertamos muitos cursos na unidade prisional e isso faz com que elas continuem aprendendo, dignificando sua vida para o bem. É um exercício de cidadania”, ressalta Dayany Queiroz.

A interna Tais Mendes recebeu o certificado de conclusão de curso na unidade. “Aqui dentro, estou aprendendo a ser uma pessoa melhor, ultrapassando as barreiras e conquistando minha qualificação profissional para dar orgulho a minha mãe e me orgulhar de ser uma nova pessoa. O curso foi importante porque, lá fora, eu tive a oportunidade de me qualificar, porém, nunca tive interesse. Minha mãe sempre insistiu para que eu mudasse de vida e tivesse uma profissão”, afirmou.

Atualmente, além do curso de Costureira Industrial do Vestuário, 56 internas participam de capacitações desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio dos programas Qualifica-ES e Pronatec. Entre eles, estão os cursos de Atendente de Serviço de Saúde e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia.

Qualificação para o sistema prisional

No sistema prisional, foram ofertadas 126 vagas de cursos de Serígrafo, Costureiro Industrial do Vestuário e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia para unidades prisionais que estão equipadas com fábrica de costura. Neste mês, também foi realizada a formatura dos alunos das duas turmas do curso de Serígrafo, na Penitenciária Estadual de Vila Velha 1.

Internos da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (Psmecol) também receberam o certificado do curso de Costureiro Industrial do Vestuário e, mais 20 alunos da unidade iniciaram o curso de Serígrafo, nessa segunda-feira (20).  

Atualmente, cinco estabelecimentos penais que contam com fábricas de costura, desenvolvem o projeto Costurando o Futuro, com 138 internos atuando nessa atividade laboral.

Os cursos profissionalizantes direcionados aos reeducandos que trabalham nas fábricas tem o objetivo de proporcionar ainda mais qualificação da mão de obra e uma certificação para a prática exercida por eles nesse espaço. Dessa forma, se tornam profissionais com comprovante de qualificação e experiência para reinserção no mercado de trabalho, após cumprimento da pena.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard