28/02/2024 11h17 - Atualizado em 28/02/2024 15h32

Unidade prisional de São Mateus recebe curso Técnico em Logística integrado à EJA

Mais uma unidade prisional do Estado passou a ofertar o curso Técnico em Logística integrado ao Ensino Médio. Uma aula inaugural foi realizada nesta terça-feira (27), na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), que conta com uma turma de 25 alunos internos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional é resultado da parceria entre as secretarias da Justiça (Sejus) e da Educação (Sedu).

O curso acontece em horário integral e é ofertado em três semestres. A parte prática do curso é realizada dentro da penitenciária, utilizando o sistema de logística disponível, como laboratório de aprendizagem. Entre as disciplinas do curso profissional estão Teoria Geral da Administração; Cálculos Financeiros e Estatísticos; Planejamento Organizacional aplicado à Logística; Cadeira de Suprimento; Práticas de Logística, Administração de Estoque e Armazenamento; Comércio Internacional, Logística Fiscal e Tributária; Gestão de Transporte e Distribuição; Marketing e Aplicações E-commerce; e Segurança e Saúde do Trabalho.

Atualmente, cerca de 120 estudantes internos cursam o Técnico em Logística integrado ao Ensino Médio em unidades do Complexo de Xuri, em Vila Velha, Linhares e Colatina. A primeira turma foi aberta em 2022, quando foram formados 21 alunos pela EJA profissional.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, participou da abertura da aula inaugural e enfatizou que a educação profissional abre novas possibilidades para os detentos. “É uma capacitação técnica que atende às demandas do mercado.  Para os internos o curso profissionalizante, abre janelas para novas oportunidades de trabalho e estímulo à mudança de vida. Eles adquirem novas habilidades e perspectivas para conduzir a própria vida longe do mundo do crime. Acreditamos que a ressocialização não acontece sem a educação”, pontuou Rafael Pacheco.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger, destacou que o Espírito Santo é pioneiro na oferta da EJA profissional que, além da formação geral, prepara os estudantes para o mundo trabalho. “O Curso de Logística foi escolhido por considerar os arranjos produtivos locais das cidades em que as unidades prisionais estão localizadas. Os estudantes recebem de forma muito positiva a oportunidade de cursarem um Técnico em Logística. Além de ampliar as possibilidades de empregabilidade quando forem egressos, o curso introduz e aprofunda os conhecimentos, amplia visões de mundo e permite que atuem nas atividades de organização das unidades”, ressaltou.

B.W.R. é interno da Penitenciária e está otimista com a formação. "Está sendo muito gratificante para mim iniciar o Curso Técnico em Logística porque esse conhecimento vai abrir portas lá fora. Tenho uma loja de roupas no municipio e essa capacitação pode ser uma oportunidade de expandir meu negócio ou até mesmo de emprego. Trabalhava como instalador de para-brisa e também posso aprimorar essa função. Estou muito feliz com essa oportunidade", disse.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis