Unidade prisional e Ufes promovem ações de saúde mental para internos
Uma parceria entre o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus e a Universidade Federal do Espírito (Ufes) tem promovido oficinas terapêuticas voltadas para a saúde mental dos internos custodiados na unidade. O objetivo é promover a dignidade, resgatar a autoestima e contribuir para o processo de ressocialização.
O projeto Digna Mente é desenvolvido na unidade prisional desde 2017 e consiste na realização de oficinas de expressão verbal e plástica, educação em saúde, práticas integrativas e expressão musical. Cerca de 400 internos já foram atendidos pelo projeto, que conta com fomento financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
A diretora do Centro de Detenção Provisória de São Mateus, Alessandra Rodrigues Costa, ressaltou que a iniciativa tem rendido bons resultados. “As oficinas promovem mais saúde física e psíquica e a reflexão para uma mudança de vida. Os internos relatam o desejo de voltar a estudar, trabalhar e de abandonar o crime. Ressaltam que é um momento de aprendizado, lazer e socialização. Percebemos um novo olhar para o futuro, com mudanças de atitudes para vida”, explicou.
Para a coordenadora do projeto e professora da Ufes, Heletícia Scabelo Galavote, as oficinas terapêuticas mostram-se um método eficaz e eficiente para a promoção da saúde mental. “Criamos um ambiente colaborativo que amplia os horizontes para o diálogo. O projeto é um gerador de motivação e novas perspectivas para as pessoas privadas de liberdade, pois conseguimos agregar educação, saúde, cultura e cidadania àqueles que, muitas vezes, se encontram enclausurados em suas próprias mentes por incerteza, culpa e desânimo”, enfatizou.
O Digna Mente faz parte das ações do Universidade no Cárcere, projeto de extensão firmado em Termo de Cooperação entre a Ufes, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Secretaria da Justiça (Sejus). A iniciativa visa à realização de pesquisas acadêmicas e de ações de extensão envolvendo presos, egressos, familiares e servidores do sistema prisional capixaba.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br