21/06/2024 16h23 - Atualizado em 21/06/2024 16h29

Unidade prisional inaugura Salão Bellas com recurso do Prêmio Humaniza

O Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) inaugurou, nesta sexta-feira (21), um salão de beleza dentro da unidade prisional. O novo projeto vai ampliar as oportunidades de trabalho e qualificação profissional para as internas e proporcionar um ambiente mais humanizado para servidores e custodiadas. Para montagem do Salão Bellas, a unidade investiu o recurso de R$ 20 mil, proveniente do Prêmio Humaniza ciclo 2023.

Vencedora na categoria Atitude Humanizadora, a servidora CPFCOL Cleide Mendes Maciel, recebeu o troféu de primeiro lugar na edição do Prêmio Humaniza de 2023. O prêmio é dedicado aos servidores que merecem ser reconhecidos por seus esforços individuais e coletivos em promover e qualificar o trabalho no âmbito dos direitos humanos, com foco na dignidade e respeito. Cleide Mendes Maciel vai coordenar os trabalhos desenvolvidos no Salão Bellas.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, participou da solenidade de inauguração do salão da unidade e destacou o comprometimento dos servidores na concepção do projeto. “O Salão Bellas é um exemplo do engajamento e comprometimento dos servidores que atuam na unidade prisional. O projeto é resultado da Premiação do Humaniza, uma iniciativa que reconhece as boas práticas realizadas em todo o sistema prisional do Estado. Foi com o recurso do Humaniza, repassado à servidora Cleide Mendes Maciel, que mais um projeto de humanização foi criado no Centro Prisional Feminino de Colatina. É importante ressaltar que além do recurso financeiro, esta entrega só foi possível graças à proatividade, a criatividade e a atitude de servidores que fazem a diferença e vão além das atribuições impostas. Mais que um salão de beleza, o projeto representa capacitação profissional, trabalho, autoestima e humanização”, afirmou Rafael Pacheco.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Dayany Rodrigues de Queiroz, explica que o projeto vai ampliar as oportunidades de trabalho na unidade, além de promover a autoestima e um ambiente mais humano em cárcere. “A ideia do salão é proporcionar a profissionalização das custodiadas na área da beleza, uma vez que essa atividade é perfeitamente adequada à esta população e um estímulo ao empreendedorismo. É uma oportunidade de trabalhar a autoestima e o autocuidado das custodiadas, enquanto no cárcere”, explicou.

Servidoras da unidade prisional poderão usufruir dos serviços de beleza fora do expediente de trabalho.  “A iniciativa tende a elevar a autoestima de todos os envolvidos no projeto, seja servidora ou interna. Acreditamos que o Salão Bellas vai proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo e humanizado para a unidade prisional”, pontuou Dayany Rodrigues de Queiroz.

Durante o evento de inauguração foi realizado um desfile de modas, com a apresentação de 20 looks, todos desenvolvidos pelas detentas da unidade prisional por meio do projeto de costura e artesanato em crochê.

Salão Bellas

O local vai oferecer diversos serviços, como pintura e tintura, aplicação de química, manutenção e corte de cabelo, além de cuidados de manicure, pedicure, design de sobrancelhas, depilação, maquiagem, penteados e estética corporal. Quatro internas vão exercer atividades laborais no Salão Bellas e serão também multiplicadoras das atividades desenvolvidas para demais internas da unidade prisional.

O salão é completo, montado com equipamentos e produtos para a atividade de beleza e conta com lavatórios, espelhos, prateleiras e poltronas, materiais para esterilização, além de aparelhos como modelador de cabelo, secador, chapinha, e produtos de beleza.

O projeto também vai ampliar a oferta de vagas de trabalho e cursos de capacitação profissional no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). Já estão previstas 120 vagas em cursos voltados para a área da beleza e moda, destinadas ao público feminino custodiado.

Os cursos fazem parte do programa Mulheres Mil, do Governo Federal, e serão iniciados no segundo semestre deste ano, por meio da parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Os cursos previstos são: Curso de Maquiador; Depilador; Manicure e Pedicure; Confecção de Lingerie e Moda Praia; Costureiro de Máquina Reta e Overloque.

A interna Natania é cabeleireira profissional e vai trabalhar no Salão Bellas. "Estou muito feliz com essa oportunidade, compartilhando o que eu sei e fazendo o que eu realmente amo. Também é uma forma de me capacitar para novas técnicas", disse.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 3636-5706 / 99933-9920
imprensa@pp.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard