01/02/2023 11h28

Unidade prisional promove palestra em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

A Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTQIA+, promoveu, na última sexta-feira (27), uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece na data de 29 de janeiro e faz referência à campanha contra a transfobia intitulada “Travesti Respeito”.

 

O evento foi marcado por intervenções culturais, como recital e apresentações de balé contemporâneo e teatro, todos idealizados e concretizados por intermédio dos presos e presas da PSME 2. A atividade foi acompanhada pela equipe técnica psicossocial e pela direção da unidade prisional.

Durante a ação, foram abordados assuntos inerentes aos direitos da população trans e travesti, além da realização de conversa sobre vida pregressa, elencando possibilidades futuras e redes de apoio de saúde e trabalho. A psicóloga trans Júlia Santigliani Pires palestrou sobre “Direitos e possibilidades para a população trans e travesti”.

 

“Acompanhar a criatividade, a dedicação e as potências que estão presentes nessas mulheres foi impactante. Me emocionei com o teatro e me encantei com a dança e a poesia, iniciativas que foram feitas delas para elas. Compreender que o fazer pautado na dignidade humana e na reinserção social, com ações que destacam as potencialidades das pessoas trans, me deixou agraciada com todos os profissionais da unidade prisional, desde a direção até os agentes”, destacou Júlia Santigliani Pires.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard