Unidade prisional realiza primeira mostra literária em São Mateus

Poemas, cordéis, poesias e cartazes fizeram parte da primeira mostra literária na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), nessa quarta-feira (02). Os trabalhos foram desenvolvidos pela equipe pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, com internos da unidade prisional.
O evento teve a participação de 39 internos alunos que fazem parte do projeto Remição pela Leitura. O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Justiça (Sejus) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).
Para realização da mostra, três clássicos da literatura brasileira serviram como base para os trabalhos. Entre elas, estão livros de Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Graciliano Ramos.
A professora de Língua Portuguesa responsável pelo projeto, Edinéia Xavier, ressaltou a oportunidade de desenvolver a atividade com os alunos. "A Remição pela leitura é uma verdadeira oportunidade de resgatar sonhos e ampliar horizontes. Durante a atividade, os alunos conheceram obras clássicas da literatura, desenvolveram pensamento crítico e exercitaram a escrita e a leitura. Foi uma experiência enriquecedora”, disse.
Para o diretor-adjunto da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Gilmar Rodrigues, a leitura é uma viagem para imaginação e conhecimento. “O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento pessoal dos participantes, o conhecimento por meio dos livros e da leitura. A educação tem essa importante contribuição para a ressocialização dos internos, pois promove mudança de pensamento e atitude, o que é extremamente importante para o retorno ao convívio social”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856