18/05/2022 14h38 - Atualizado em 18/05/2022 14h43

Unidade promove ação pelo Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia

A unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+, Penitenciária de Segurança Média 2, localizada no Complexo de Viana, promoveu uma ação pelo Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, lembrado nessa terça-feira (17).

Com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) foi realizado um dia da beleza que atendeu cerca de 50 internas mulheres trans e travestis. As participantes também contaram com uma roda de conversa que tratou sobre a legislação, os direitos da população LGBTI+ e as redes de assistência e apoio.

O diretor da unidade, Dantas Campostrini, ressalta que realiza rotineiramente ações e projetos que promovam a valorização e autoestima, bem como iniciativas de conscientização sobre os direitos da população LGBTI+.

“Esse é um público vulnerável, que muitas vezes sofre preconceito e não sabe a quem recorrer quando precisa de um apoio, seja psicológico ou social. Nós realizamos projetos para promover o resgate de sua cidadania, valorizar a essência de cada um e dar oportunidades para que, ao sair do sistema prisional, se conheçam, conheçam seus direitos e trilhem um novo caminho” ressaltou.

Profissionais voluntários foram responsáveis pelos atendimentos de beleza realizando corte de cabelo, hidratação, manicure e pedicure. Para a subsecretária de ressocialização da Secretaria da Justiça, Karina Rocha Mitleg Bayerl, a iniciativa é fundamental para a conscientização e combate da LGBTfobia.

“Quando falamos de sistema prisional não podemos pensar apenas na função punitiva da privação da liberdade. A Sejus tem realizado diversas ações em todas as unidades com o objetivo de contribuir com a reintegração social da pessoa privada de liberdade e isso perpassa a oferta de estudo, o acesso ao trabalho e com a valorização do ser humano. Toda a nossa equipe faz parte dessa missão e muitas vezes contamos com o apoio de parceiros que entendem a causa, como a Comissão de Direitos Humanos da OAB que se empenhou para realizar essa ação”, afirmou.

Manoela Soares, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES, relata que foi perceptível a mudança no comportamento das internas que participaram do projeto, que encerraram o dia com um sorriso no rosto e muito mais interativas.

“Esse dia foi pensado para que as internas se sintam acolhidas pela sociedade independentemente de crime, de processo penal ou preconceito. Antecipamos a ação do Dia Internacional contra a Homofobia para resgatar a autoestima, trabalhar a identificação da imagem e valorização para que se sentissem cuidadas e queridas. Foi um dia muito agradável, atendendo as internas e registramos ainda o nosso agradecimento à unidade pelo atendimento que recebemos, garantindo que tudo ocorresse com segurança”, pontuou Manoela Soares.

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

notícia