03/07/2014 10h32 - Atualizado em 16/03/2016 16h42

Unidades de Cariacica e Barra de São Francisco realizam festas julinas

Os internos e internas que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) e na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) participaram de festas julinas. Durante as comemorações, os reeducandos ajudaram a decorar as unidades, participaram de danças típicas, encenaram um casamento na roça e participaram de uma animada gincana.

Na quarta-feira (02), 180 internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), participaram da festa julina com o tema "A Copa do Mundo é nossa". Na ocasião, a equipe pedagógica da unidade organizou danças típicas e um casamento na roça.

As internas produziram toda a decoração e se vestiram a caráter, com roupas confeccionadas por elas mesmas, nas cores da bandeira do Brasil. Logo após, as reeducandas dançaram a quadrilha, conduzida pelos professores da unidade, Roberto Felipe Pereira e Raphael Santana Santo Amaro.

Segundo a diretora adjunta da Penitenciária, Graciele Soneghetti Fraga, o tema foi sugerido pelas internas, que contaram com a ajuda dos professores e pedagogos da unidade para desenvolver a comemoração. "Elas gostam muito da Copa do Mundo. Por isso, acharam conveniente aliar o tema com o período de festas julinas. Nós achamos a ideia perfeita", comentou.

Já na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), um grupo de 15 internos participou do "Arraiá da Liberdade", cujo o objetivo foi apresentar a história sobre as festas de São João, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando os aspectos sociais e religiosos.

A festa contou com a presença do Padre Edvalter Andrade e de membros da Pastoral Carcerária da Matriz São Francisco de Assis, do município. Na oportunidade, os internos participaram de brincadeiras, danças típicas e ajudaram a confeccionar as bandeirinhas para ornamentar o espaço em que dançaram.

Alguns familiares dos internos participaram da festa e também dançaram a quadrilha com os internos. A dança foi conduzida pelo inspetor penitenciário Sebastião Nogueira da Gama.

De acordo com a diretora da unidade, Janine Silva Meneghetti Marim, a festa contagiou os internos e auxiliou no processo de reinserção social. "Essa é mais uma oportunidade de apresentar à família e à sociedade os trabalhos que são realizados com os internos na unidade", afirmou.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br