30/05/2014 10h00 - Atualizado em 21/03/2016 14h41

Unidades de São Mateus são visitadas por alunos de Direito

Cinquenta alunos do nono período do curso de Direito da Faculdade Vale do Cricaré (FVC) visitaram as unidades prisionais de São Mateus nesta quarta-feira (28). Os visitantes conheceram o Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) e a Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM).

No Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM), o grupo visitou todos os setores da unidade prisional, bem como o seu funcionamento.Os visitantes também conheceram o Projeto "Música que Liberta", que conta com a participação de cinco internos sob a orientação da equipe técnica da unidade.

Durante a visita, o grupo de alunos e o professor de Criminologia e Direito Penal, Rui Edsiomar Alves de Souza, foram acompanhados pela diretora da unidade, Alessandra Rodrigues Costa, e pelo diretor adjunto, Marcos Aurélio Contarato.

A diretora da unidade, Alessandra Rodrigues Costa, reforçou a importância das visitas técnicas. "Com essa iniciativa, temos a oportunidade de mostrar à sociedade os trabalhos realizados pela secretaria", confirmou.

Já na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), o grupo de alunos conheceu as instalações administrativas, cozinha, refeitório, salas de aula, biblioteca e a fazenda, onde um grupo de internos trabalham no cultivo do maracujá.

O professor Rui Edsiomar Alves de Souza elogiou toda a organização e estrutura das unidades e reforçou a importância da visita. "A visita enriquecerá os conhecimentos dos alunos, principalmente na área de Criminologia. Eles estão tendo a oportunidade de ver uma realidade totalmente diferente do que as pessoas imaginam", contou.

Para o diretor da Penitenciária, Flavio de Oliveira Ogione, as visitas agregam aos trabalhos realizados nas unidades. "Os visitantes perceberam o avanço que o sistema prisional teve ao longo dos anos. Acredito que eles saíram das unidades com uma visão completamente diferente da que eles eram acostumados a ter, e, para nós, isso é muito bom", acrescentou o diretor.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br