06/11/2015 14h01 - Atualizado em
28/12/2015 17h02
Unidades de Vila Velha e Linhares recebem visitas
A Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) e o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) receberam a visita de representantes da sociedade civil e estudantes, que estiveram nas unidades para conhecer um pouco sobre o sistema prisional.
Nesta sexta-feira (06), oito servidores da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) estiveram na Penitenciária Estadual. Eles foram recebidos pelo diretor da unidade, Waldoece Apolori Costa Junior e conheceram os setores técnicos e administrativos da unidade, como a biblioteca, salas de aula, enfermagem e a fábrica de bolas.
Segundo o diretor da unidade, a visita é uma maneira de mostrar à sociedade a realidade do sistema prisional do Estado e os programas de ressocialização que são realizados na unidade prisional.
Já o Centro de Detenção recebeu um grupo de 50 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, do município. Durante a visita, eles tiveram a orientação da professora Thamires da Vitória e foram conduzidos pela direção da unidade. Eles conheceram os setores administrativos, a biblioteca, as salas de aula e o pátio onde é realizado o banho de sol dos internos.
Após a visita, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o processo de ressocialização, ministrada pelo diretor da unidade, Vinícius de Mendonça Narcizo, pelo diretor adjunto, Ramini Florentino de Britto, e pelo chefe de segurança, Eros Alves Souto. Eles também tiveram a oportunidade de conversar com um detento que contou um pouco da experiência dentro da unidade prisional e a expectativa de vida para quando alcançar a liberdade.
"Com as visitas, a nossa intenção é fazer com que a sociedade civil conheça e divulgue os trabalhos que a Secretaria de Justiça realiza para a ressocialização dos internos", afirmou o diretor da unidade, Vinicius de Mendonça Narcizo.
Visitas
As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. Neste ano, mais de mil estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, já visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Maria Luiza Sancio