15/04/2015 14h16 - Atualizado em 29/12/2015 15h17

Unidades de Vila Velha e São Mateus recebem visita de representantes da sociedade civil

As penitenciárias Estadual de Vila Velha III (PEVV III) e a Regional de São Mateus (PRSM) abriram as portas para representantes da sociedade civil. O objetivo das visitas foi apresentar a estrutura administrativa e funcionamento das unidades prisionais, além dos projetos de ressocialização desenvolvidos nos locais.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), um grupo formado por seis servidores de três escolas estaduais do município de Cariacica esteve na unidade na terça-feira (14).

Na oportunidade, os visitantes conheceram os setores técnicos da unidade prisional, a biblioteca e as salas em que ocorrem as aulas do ensino fundamental e médio e são ofertados os cursos de qualificação profissional. Ao final da visita, o grupo recebeu a doação de 84 bolas e nove redes, que são confeccionadas pelos detentos na fábrica que funciona na unidade prisional.

"Essa é uma ótima oportunidade de mostrar aos visitantes os trabalhos realizados com os internos na unidade, e também desmistificar qualquer imagem negativa que pudessem ter sobre o sistema prisional", afirmou o diretor da penitenciária, Manuel Leite Neto.

Já na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), 150 alunos do 3º período do curso de Direito da Multivix, campus Nova Venécia, divididos em quatro grupos, visitaram a unidade prisional nos dias 30 e 31 de março e 07 e 09 de abril.

Durante as visitas, eles foram recebidos pelos diretores adjuntos da penitenciária, Aline Osório Venturini e Gilmar Rodrigues de Almeida, e orientados pelo coordenador do curso, Maxwiliam Novais Oliveira, e pela secretária do curso, Fabíola Oliveira de Almeida.

Os visitantes conheceram as salas de aula, a lavanderia, a fábrica de costura e a fábrica de embalagens de papel que funcionam na unidade. Também estiveram na área onde detentos da unidade cultivam frutas e conversaram com quatro internos, que contaram suas experiências de vida e as perspectivas para o futuro assim que alcançarem a liberdade.

Para o diretor adjunto da unidade prisional, Gilmar Rodrigues de Almeida, a visita foi muito importante para todos. "Com a visita, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos que aprendem em sala de aula e acredito que eles saíram da unidade com uma percepção diferente sobre o sistema penitenciário", comentou.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto