03/11/2014 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 14h59

Unidades encerram ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa’

A Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), o Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV) e o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) realizaram na última semana ações em comemoração ao 'Outubro Rosa'. As iniciativas encerraram a programação, que estendeu-se durante todo o mês de outubro.
 
No CDPFV, foi realizado um dia de beleza, para o encerramento das atividades da campanha 'Outubro Rosa'. Quinze profissionais do Salão Escola de Cabeleireiros Damiana estiveram na unidade realizando cortes, coloração e escova de cabelo para 59 internas.
 
Já no CPFCOL, as internas que estudam, trabalharam em sala de aula, durante todo o mês de outubro, assuntos relacionados ao câncer de mama e às outras doenças que também afetam as mulheres.
 
Além disso, 166 internas participaram do projeto "É tempo de se cuidar", participaram do evento de encerramento do projeto, que contou com apresentações de teatro, dança e o depoimento de uma mulher que venceu o câncer de mama.
 
Segundo a pedagoga Katiane Araújo Bernardo, o objetivo da ação é conscientizar as internas de que independente da idade devem sempre cuidar da sua saúde, lembrando que a prevenção é sempre a melhor opção.
 
Já na PEVV I, a ação desenvolvida pela equipe de saúde da unidade contemplou 97 familiares dos internos, durante as visitas. Os familiares receberam orientações sobre as melhores maneiras de prevenir a doença, de como buscar o diagnóstico precoce e como é feito o tratamento do câncer de mama e outros tipos de câncer. Além disso, os familiares esclareceram algumas dúvidas e receberam folhetos com informações sobre o 'Outubro Rosa'.
 
"A ação também teve como objetivo ter um vínculo maior entre a equipe de saúde e os familiares dos internos. A campanha também deve chegar até as famílias", acrescentou a enfermeira da PEVV I, Priscila de Oliveira S. Ferreira.

 
Outubro Rosa

 
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram ao movimento em favor da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.
 
No Espírito Santo, as ações do Outubro Rosa são coordenadas, desde 2010, pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). O mês é marcado por uma programação intensa envolvendo instituições públicas, privadas e o terceiro setor.
 
Entre as ações de conscientização que acontecem durante o mês de outubro, a mais simbólica é a iluminação rosa que toma conta de monumentos históricos, prédios públicos e privados, chamando atenção para a campanha e sua importância. As atividades da campanha incluem ainda palestras educativas, campanhas de doação, atividades culturais e esportivas, oferta de exames gratuitos.

 
 

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Maria Luiza Sancio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard