14/06/2022 09h57 - Atualizado em 14/06/2022 10h01

Unidades prisionais de Linhares contribuem com inauguração do Centro de Referência das Juventudes do município

Unidades prisionais do município de Linhares têm colaborado de forma permanente com a reforma e estruturação de diversas entidades no município. A última contribuição realizada foi no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), inaugurado na última sexta-feira (10). Para funcionamento do local, cerca de 30 internos atuaram em diversas frentes.

A Penitenciária Regional de Linhares (PRL) empenhou 15 internos trabalhadores para as obras de estruturação do local que incluíram toda parte elétrica e hidráulica, aplicação de gesso e serviços de alvenaria. Além disso, intervenções artísticas internas e externas também foram realizadas por internos do Atelier PRL, com pinturas de desenhos lúdicos.

Já o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) deu apoio à reforma do CRJ com a produção de diversos itens. Cerca de 15 internos trabalhadores que cumprem pena na unidade prisional foram os responsáveis pela produção de sofás, puffs, palco, mesas e prateleiras, além de diversas peças decorativas e a pintura de armários.

A subsecretária de Ressocialização da Sejus, Karina Rocha Mitleg Bayerl, destaca a contribuição da Secretaria da Justiça (Sejus) para o funcionamento do CRJ. “Contamos com um Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização que promove a reinserção social. O trabalho realizado no CRJ foi executado com capacidade técnica e qualidade. Isso é oportunizado no sistema prisional. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, temos proporcionado a oferta de ensino e trabalho nas unidades como principal estímulo à mudança. Ficamos muito felizes por contribuir com a abertura do CRJ, local que só vai gerar oportunidades e um futuro melhor para jovens do município”, disse Karina Bayerl.

As unidades prisionais de Linhares já contribuíram com melhorias no funcionamento de diversos espaços na região. Entre eles, está o Centro Educacional Infantil Municipal (Ceim), Agostinho Rigoni, em Pontal do Ipiranga, que recebeu um parquinho, com direito a gangorra e escorregador feitos em madeira, mesa com bancos decorados, além de passeio e enfeites de jardim. A entrega foi realizada em dezembro do ano passado. A PRL também auxiliou na reforma de asilos e do Lar da Fraternidade com melhorias na alvenaria, parte elétrica, pintura, entre outros serviços.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton