Unidades prisionais entregam presentes de Natal a crianças
Nas vésperas do Natal, servidores e pessoas privadas de liberdade das unidades prisionais da Secretara da Justiça (Sejus) realizaram diversas ações para celebrar a data.
Os internos e funcionários da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) prepararam um almoço para as crianças do Centro de Acolhimento Provisório de Viana. Na oportunidade, fizeram uma apresentação musical, junto com uma inspetora da unidade. Também entregaram bonecas e carrinhos produzidos por presos. No mesmo dia, fizeram uma visita para 70 crianças no Hospital Infantil de Vitória. Os pacientes foram presenteados com brinquedos.
De acordo com a diretora da Paes, Leizielle Marçal, a iniciativa faz parte do projeto “A Fábrica dos Sonhos”, que produz e entrega brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social há 6 anos. “Em cada entrega, há uma satisfação muito grande de toda a equipe em razão de cada sorriso observado no rosto dos pequenos contemplados pelo projeto. Nossos anseios são, entre outros, a profissionalização dos reeducandos em costura e marcenaria, bem como a quebra dos estigmas presentes no imaginário social acerca da população prisional”, disse.
Leizielle Marçal destacou ainda que “AFábrica dos sonhos”, entre outras iniciativas, são demonstrações de que no cárcere há seres humanos produtivos e sendo preparados pelo Estado para o retorno social.
Cantata
Na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), um evento que criou um verdadeiro clima natalino na unidade e tomou conta do ambiente foi uma cantata de Natal, realizada no último dia 18, para 111 internos e seus familiares, numa iniciativa do setor de projetos, coordenado pela servidora Queila Rosa de Souza.
A programação contou com a apresentação do Grupo Canções, composto pelos internos que participam do projeto "Canções que curam". Eles entoaram louvores e canções natalinas. Houve também uma apresentação da peça “Diálogo de Natal: O pai Natal e o menino Jesus”, encenada pelos internos do projeto "Teatro Arte Livre", as apresentações emocionaram o púbico e encantaram as crianças presentes.
Participaram da cantata as igrejas Manancial Betel e Igreja Batista Atitude. Na ocasião, os pastores Ana Cláudia Gonsalves e Enoque Albino ministraram louvores e trouxeram reflexões bíblicas; Para o diretor da PRBSF, Makssuel Dellevidove, essas ações são primordiais para o fortalecimento dos laços familiares. “A presença da família no processo de ressocialização é fundamental. É muito importante também a assistência oferecida pelos voluntários das igrejas, pois estimula valores religiosos, éticos e morais entre os internos, contribuindo para a reintegração social”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195
Flora Viguini
(27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br