27/11/2015 12h00 - Atualizado em 03/10/2017 17h29

Unidades prisionais participam de campanha pelo fim da violência contra a mulher

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está participando da campanha "16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher", realizada pelo Governo do Estado, que busca conscientizar a população capixaba quanto à violência sofrida pelas mulheres.
 
Nas próximas semanas, será realizado um workshop com o tema "Violência doméstica com foco em gênero" nas unidades prisionais femininas. O primeiro espaço a receber o evento de sensibilização é o Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV), na segunda-feira (30).

Esta mobilização é realizada em diversos países entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, com o intuito de dar mais atenção ao enfrentamento à violência contra as mulheres, ampliando a visibilidade e o debate sobre esse tema.

O workshop será ministrado por uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Políticas para Mulheres. Atualmente, 1.116 mulheres estão sob a custódia do Estado, em cinco unidades prisionais na Grande Vitória e no interior do Estado.

Já no dia 3 de dezembro, uma equipe da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) vai ministrar uma palestra para os psicólogos que atuam nas unidades prisionais, às 13 horas, no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. Depois, os profissionais replicarão esse conteúdo nos presídios para homens detidos por praticarem violência contra a mulher.

Durante a campanha "16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher" diversas atividades estão programadas, como palestras, inauguração de espaço infantil em Delegacias Especializadas do Atendimento à Mulher, audiência pública, a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres e a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos.

A temática também será abordada em atividades em escolas da rede estadual. A secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Sueli Vidigal, ressalta as iniciativas do Estado na prevenção e proteção da mulher, e a importância desse movimento, articulado de forma integrada no Governo. "Todas as mulheres têm direito a uma vida sem violência, e o Governo do Estado está agindo para garantir, por meio de programas e políticas das diversas secretarias, que cada vez mais todas tenham seus direitos garantidos. Essa ação conjunta quer alcançar familiares e amigos das mulheres para que sejam apoio necessário, denunciando situações de ameaças, dar visibilidade a essa questão, contribuir para o empoderamento da mulher, e assim, fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher".

16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, uma instituição norte-americana, iniciaram a campanha. O Centro, fundado pela feminista Charlotte Bunch em 1989, atua no desenvolvimento de programas para preparar as mulheres para liderança.

No Brasil, a campanha teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, às mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.

As atividades passam pelo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A intenção é estabelecer um elo simbólico entre violência contra as mulheres e direitos humanos, enfatizando o fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para romper com as situações de violência.

Programação

27 de novembro - 14h - Audiência Pública com Palestra "Sobre a Integração da Rede de Enfrentamento à violência contra mulher"

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Guarapari

30 de novembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil do Deam de Serra

Local: Deam de Serra

01 de dezembro - 10h30- Entrega do espaço infantil do Deam de Aracruz

Local: Deam de Aracruz

02 de dezembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil do Deam de Cariacica

Local: Deam de Cariacica

03 de dezembro - Oficina: "Violência doméstica com foco em gênero"

Local: Auditório do Edifício Fábio Ruschi

30 de novembro – Início dos workshops de sensibilização com o tema "Violência doméstica com foco em gênero"

Local: Unidades prisionais

03 de dezembro – Palestra sobre violência contra a mulher para psicólogos que atuam nas unidades prisionais

Local: Auditório do Edifício Fábio Ruschi

04 de dezembro - Apresentação do Dia da Mobilização de homens pelo fim da violência contra a Mulher

Local: Auditório da Sedu

04 e 05 de dezembro - IV Conferência Estadual de Políticas Para as Mulheres

6 e 7 de dezembro - III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos

Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

07 de dezembro – 10h30 - Entrega do espaço infantil do Deam de Colatina

Local: Deam Colatina

08 de dezembro – 09h30 - Palestra: "Feminicídio e os desafios para sua implementação"

Local: Auditório da SEASM

09 de dezembro - 10h - Palestra - Relato de uma mãe - Praça de Maio

Local: Auditório Ufes

25 de novembro a 10 de dezembro - Movimento nas Escolas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas

Locais: Escolas municipais, Escolas Família Agrícola e Escolas da rede estadual, Unidades Prisionais e Iases

25 de novembro a 10 de dezembro - Atividades acerca da campanha nos CRAS e CREAS com o tema "Pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Local: CRAS e CREAS

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Políticas para Mulheres (SEASM)
Karla Danielle Secatto
Tel: (27) 3636-6803 – 99859-6726
ascom@seadh.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard