22/11/2016 11h09 - Atualizado em 03/10/2017 17h27

Unidades realizam ações de conscientização dentro da campanha Novembro Azul

Detentos de Guarapari e de Cachoeiro de Itapemirim também participaram de ações de conscientização sobre o câncer de próstata neste mês. A programação nas unidades faz parte da campanha Novembro Azul, realizada em todo o país, que tem como objetivo informar e alertar os homens sobre a prevenção da doença.

Em Cachoeiro, 25 internos assistiram a uma palestra, realizada por voluntários da Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). Eles falaram sobre a saúde do homem com ênfase na prevenção e no tratamento do câncer de próstata. Ao final, os detentos puderam tirar dúvidas sobre os cuidados com a doença.

  Já em Guarapari foi realizada a coleta de sangue para a realização do exame PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Sessenta e quatro internos acima de 40 anos tiveram amostras recolhidas e encaminhadas para exame.

No início do mês, detentos da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), em Viana, assistiram a uma palestra sobre câncer de próstata ministrada pelo enfermeiro Paulo Ribeiro Barbosa Santos, que atua no Hospital Santa Rita.

Na ocasião, o profissional falou sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. Além da palestra, os internos da unidade prisional tiveram amostras de sangue coletadas para a realização do exame PSA.

Em conjunto com o exame de toque retal, o PSA é o teste mais utilizado e eficaz para diagnosticar o câncer de próstata. Porém, para a confirmação do câncer, é necessário realizar a análise de parte do tecido, obtida pela biópsia da próstata.

Caso algum interno apresente alteração no exame PSA, a equipe de saúde irá encaminhá-lo para consulta com um especialista.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard