25/10/2016 18h13 - Atualizado em 26/10/2016 17h31

Unidades realizam ações de mobilização dentro da campanha Outubro Rosa

Neste mês de outubro estão sendo realizadas ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, nas unidades prisionais administradas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), como parte da campanha Outubro Rosa.

No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) foi realizada uma palestra para 70 internas sobre a doença, em parceria com o Hospital São José. Na ocasião, foi feita uma doação de cabelos e sensibilização para que as internas contribuam para o projeto “Mãos Solidárias”, feito na unidade, em que as detentas produzem perucas, lenços e próteses mamárias que são doados a pessoas em tratamento contra o câncer.

Para a diretora Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, “ações como essa são de fundamental importância para a sensibilização e a conscientização das internas em relação aos cuidados que elas devem ter em relação à saúde, em especial para a prevenção do câncer”.

Já no Centro de Detenção Provisória Feminina de Viana (CDPFV) foi organizado um café da manhã para os servidores e durante todo o mês estão sendo feitas palestras e dinâmicas com as internas para explicar a importância do autoexame de mama e outros cuidados para prevenir o câncer.

A diretora Alessandra Alves Lopes ressalta “que é importante trabalhar esse tema para o diagnóstico precoce da doença e um tratamento mais eficaz”.

Na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco o público alvo da ação foram as esposas e mães de detentos. Cerca de 40 mulheres assistiram a uma palestra ministrada pela equipe de saúde da unidade sobre a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama.

O diretor Makssuel Delevidove diz que “a ação é de grande importância pois busca conscientizar os familiares dos internos, promovendo o conhecimento e estimulando a atenção das mulheres com a saúde e a possíveis alterações que podem ser sinal de câncer”.

Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) a equipe de saúde realizou palestras durante duas semanas. “Conseguimos atingir todas as internas e também as servidoras. Elas puderam tirar dúvidas e se informar sobre como prevenir o câncer”, contou a diretora Mara Lúcia de Paula.  

Mamografias

Além das palestras que estão sendo realizadas nas unidades, desde o início do mês, todas as mulheres custodiadas em unidades prisionais do Estado que apresentam fator de risco para o câncer de mama estão realizando exames de mamografia. Ao todo, 131 detentas, de unidades da Grande Vitória e do interior, farão o exame.

A oferta de mamografias ocorre pelo sexto ano consecutivo por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Se durante os exames forem observadas alterações, as internas serão encaminhadas para consultas com médicos especialistas.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard