06/06/2017 16h42

Universitários visitam unidades em Cariacica e Viana

Estudantes de Direito e Pedagogia visitaram, na última semana, unidades prisionais de Cariacica e Viana, administradas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Na visita realizada na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), duas estudantes de Pedagogia da Faculdade Multivix, na Serra, acompanhadas pela professora Thamiris de Abreu Avelino Simões, conheceram a estrutura e o funcionamento da unidade prisional.

Elas foram conduzidas pela diretora da unidade, Mara Lúcia de Paula, e pela diretora adjunta, Graciele Sonegheti Fraga. O grupo conheceu a fábrica de calçados infantis que funciona na penitenciária, o alojamento materno-infantil, as salas de aula, a biblioteca e o setor de saúde da unidade.

“Durante a visita as estudantes puderam observar a realidade da nossa unidade, bem como o processo educacional no qual as internas estão inseridas. Isso possibilita a mudança de vida e a reintegração social das detentas, pois elas têm a chance de concluírem seus estudos dentro da própria unidade”, explica a diretora adjunta.

Na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, 43 estudantes da Faculdade de Direito de Vitória, acompanhados do professor e juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, conheceram as dependências da unidade.

A visita foi conduzida pelo diretor da Penitenciária, Bruno Pompermayer Gusman, e pelo diretor adjunto, Flávio Trancoso Fernandes. Na oportunidade, os alunos conheceram as celas, o pátio de visitas, a quadra esportiva, o setor de atendimento psicossocial, a enfermaria e a biblioteca da unidade.

Para o diretor da Penitenciária, “as visitas são importantes, pois possibilitam aos estudantes conhecerem de perto o sistema, desmistificando ideias pré-concebidas sobre seu funcionamento, além de conhecerem a rotina de uma unidade prisional”.

Visitas

As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. No ano passado, mais de 800 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard